Novos Acadêmicos

A Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência que tem como presidenta a professora Severina Andrade Moura, deu posse, no dia 14 de abril, no teatro Silogeu, aos seus novos acadêmicos: Gasparina Pereira de Miranda, Rafael Augusto de Oliveira, Savana Tavares dos Santos e Serafim Lemos que ocuparm as cadeiras vacantes que tem, respectivamente, como patronos: José Augusto Ferrer de Morais, Demócrito de Olinda, Aluísio de Melo Xavier e João Cleofas de Oliveira. Bom público prestigiou a bela solenidade que congregou os intelectuais vitorienses amigos das artes.

Foi uma sessão simples, mas cheia de ardor e vibração. A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional, seguido de rápidas palavras da presidenta. Na sequência, o acadêmico Pedro Ferrer, que teve sua noite de mestre de cerimônia, convidou a acadêmica Lúcia Martins para fazer a apresentação dos novos imortais que subiram ao palco para prestarem o juramento de fidelidade ao estatuto e ao regimento da Academia, seguido da outorga dos diplomas e dos fardões. Empossados, cada acadêmico teve a oportunidade de prestar uma homenagem ao seu patrono e de esboçar sua alegria e satisfação de ingresso na ostentosa Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência.

Com seu espírito jovial e leve sainete irônico a presidenta prognosticou, em sua elocução derradeira, o sucesso da Academia, que não está inerte, apesar das defecções, sempre lamentadas, de alguns companheiros de início de jornada. Cantou-se, no final, o Hino da Vitória. Um delicioso coquetel foi servido aos presentes. Mereceu destaque a saudação da acadêmica Gasparina Pereira de Miranda ao seu patrono José Augusto Ferrer de Morais.

Pedro Ferrer

3 pensou em “Novos Acadêmicos

    • Não usei em nenhum momento o termo imortal. Tão pouco o aprecio.
      Mas meu amigo, que mal faria em usá-lo ? Sarney, Marco Maciel e Marco Vinícius Vilaça, entre outros, não o são ? Que méritos tem eles? Voce já leu Maribondo de Fogo ? Cite-me, sem pesquisar, um livro de Vilaça. E de Marco Macíel ? Dr. Manoel voce sabe ou sabia que cada membro da Academia Brasileira de Letras recebe 15 mil reais por mês? E 1.400 de jeton por cada reunião ? Tem ainda ajuda de custo para os que residem fora do Rio de Janeiro. Você o sabia ?
      Você sabe que nós pagamos para trabalhar (não é de graça, não, nós pagamos), pela cultura vitoriense ?
      Grande bobagem ser imortal, eterno, perpétuo ou coisa que vala ? Importa é trabalhar e ajudar a engrandecer nosso meio. Sobre nossa importancia para as artes brasileiras, faço uma comparação com o futebol: nem todo atleta tem a arte e a finura de Messi, de Pelé, de Garrincha, de Maradona etc. O fato de muitos atletas (Magrão, Marcelinho Paraíba, Juninho Pernambucano………..) não terem o nível dos citados, não significa que não sejam bons atletas.
      Os membros da Academia Vitoriense são bons, acredite.
      Desculpe a falta de modéstia, mas sou melhor que os membros da Academia Brasileira acima citados. Continue acessando o blog do Pilako. Carinhoso abraço, professor Pedro Ferrer

  1. Concordo plenamente com o colega imortal, Pedro Ferrer, porque nao, IMORTAL? precisamos de pessoas que saiba valorizar, nossa cultura, trabalhamos, pela AVLAC, com amor e carinho. Nosso objetivo é divulgar cultura. Venham juntar-se a nós, precisamos aprimorar mais, nossa Academia e, quem sabe , voce poderar compartilhar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *