Revivendo o Carnaval: Gordo do Rio

Foto: Acervo Pessoal de Dryton Bandeira

CLAUDIO ROBERTO NUNES SANTIAGO, mais conhecido entre os amigos como: O Gordo do Rio. Nasceu em Vitória de Santo Antão, aos 14 dias do mês de setembro de 1956. Filho de Joaquim Gomes Santiago e Maria Gilvanete Gomes Santiago. Irmão de Carlos Alberto, Fátima Cristina, Célio José e Cilene Maria. Morou na sua terra natal durante 18 anos, passando a residir na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Encantado. Na cidade maravilhosa, tornou-se torcedor do Flamengo e da Portela. Foi casado com Luciare e exerceu seu mister profissional na Embratel.

Anualmente participava de forma emocionada dos carnavais da Girafa e do É Tesão. Na Girafa, sua tradicional calça branca era sua marca registrada. No único ano que não participou do carnaval vitoriense, criou e desfilou numa “Ala da Girafas” na escola de samba do seu bairro.

Em 16 de dezembro de 2000, foi covardemente traído pelo imenso coração que possuía. O desejo de ser sepultado vestindo a camisa da Diretoria da Girafa foi prontamente atendido pela família. Roberto – O Gordo do Rio. Um exemplo de amor à causa, à terra natal e à folia.

Dryton Bandeira

3 pensou em “Revivendo o Carnaval: Gordo do Rio

  1. É com muita emoção que agradeço essa homenagem ao meu saudoso pai. Realmente o amor que meu pai tinha pelo pela Cidade de Vitória e seu carnaval e principalmente pela “Girafa” era uma coisa inexplicável, que fazia ele viajar do Rio para Pernambuco todo carnaval independente de qualquer coisa. Muito obrigado mesmo pela lembrança! A família dele aqui do Rio e de Pernambuco agradecem de coração!
    Ele se foi, mas como diz o Hino da girafa, sempre ficarão as… “Memórias de um passado glorioso…”
    Grande abraço!

  2. Convivi com esta grande figura, eterno guerreiro. Tive o prazer de trabalhar com ele na Embratel onde cultivamos uma grande amizade.
    Ps. até a pouco tempo tinha uma lata de Pitu que ele trouxe de Vitória quando voltou de um dos carnavais.

    Um grande abraço a vocês e a este velho amigo… onde quer que esteja.

  3. Pingback: Gordo do Rio. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *