Tempo Voa Documento: Título de Eleitor de um artista de construções.

O documento acima trata-se de um título de eleitor da década de 1950, pertencente ao senhor Antônio Anastácio da Silva, conhecido operário daquele tempo. Foi um dos principais trabalhadores, que contribuíram para a construção dos grandes prédios, hoje históricos, de nossa cidade, como por exemplo: Casa dos Pobres, Colégio Nossa Senhora da Graça, Cemitério São Sebastião, Correios e do Cine Iracema.

Enquanto trabalhava na construção do Cine Iracema, ele disse ao proprietário daquela obra: “Trabalhar na criação de um obra é mais importante do que ser o seu dono; a propriedade pode ser perdida, o orgulho do artista é sempre dele”. Luiz Boa Ventura de Andrade se surpreendeu com a frase do amigo operário, que conseguiu o respeito de muitos naquela época, por ser um profissional muito competente e criativo.

Antônio Anastácio morreu em janeiro de 1982, numa casinha da Rua José Rufino, no bairro do Cajá, com 80 anos.

Imagens extraídas da Revista do IHGVSA, vol. VIII de 1982.

 

3 pensou em “Tempo Voa Documento: Título de Eleitor de um artista de construções.

  1. Parabéns Pilako pela homenagem a esse grande cidadão de Vitória. Este homem que fez parte da minha vida e que tenho orgulho de carregar o sangue dele comigo,meu pai vc deixou saudades ……

  2. Caro Pilako,
    venho por meio deste agradecer, em meu nome e de minha família, pela homenagem e saudosa lembrança do sr. Antônio Anastácio da Silva (meu bisavô).
    Fraterno abraço.
    Marcelo Hermínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *