Óculos de Lampião, rei do cangaço, são roubados do museu de Serra Talhada.

Estive nos dias 26 e 27 de novembro, sábado e domingo, na cidade de Serra Talhada, onde participei, como ouvinte, do encontro de Poetas do Vale do Pajeú. O encontro teve lugar em uma área coberta contígua ao Museu do Cangaço.

O museu ocupa um pequeno espaço da antiga estação ferroviária. Está constituído por dois cômodos de 50 m², cada um. Logo na entrada, nos deparamos com um stand de vendas de souvenirs sobre a região e o tema do cangaço. Seguem, no  mesmo espaço, a distribuição da  maior parte do acervo,  com ênfase ao tema  cangaço e uma homenagem ao rei do baião, Luís Gonzaga.

As peças do museu, que não são muitas, estavam mal distribuídas, com pouca ou nenhuma proteção. Os visitantes podem acessá-las e manuseá-las com facilidade. Na entrada não há controle de bolsas e os painéis dificultam a vigilância dos funcionários. O espaço pequeno e as peças mal distribuídas e pouco protegidas,  facilitam a ação dos inescrupulosos.

Que o acontecido em Serra Talhada nos sirva de alerta. Nosso museu já foi vítima, no passado, da ação dos larápios. Sua fragilidade contrariava nosso saudoso mestre José Aragão.

Na última reforma incitada, a diretoria preocupou-se com a proteção do acervo. Instalou vitrines que inibem o ímpeto e a curiosidade daqueles visitantes mais ansiosos, que não conseguem ver e observar, sem tocar.

No início do ano, dia 2 de janeiro, retomaremos a adequação do nosso espaço e acervo e reforçaremos nossa segurança com novas câmaras e alarmes.

 Pedro Ferrer

1 pensou em “Óculos de Lampião, rei do cangaço, são roubados do museu de Serra Talhada.

  1. Sou nordestino e fã da música (forró pé-de-serra) e das histórias dos cangaceiros e de Virgulino Lampião. Tenho uma banda de forró pé-de-serra em Brasília DF (banda Flomulengo). Estamos mandando confeccionar roupas que chegue perto das roupas usadas por eles. Claro as nossas serão estilizadas. Preciso do modelo de óculos que Lampião usava. É esse redondinho mesmo? que ele usava?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *