Saudade das Viagens de trem entre Vitória-Recife

Uma das coisas que mais me emocionam são as lembranças das viagens de trem que eu fazia com minha mãe e/ou avó entre Vitória e Recife quando criança. Acordava bem cedinho e ia pra estação próxima ao Colégio 3 de Agosto ou então pegava o trem numa estaçãozinha por trás do bairro de Redenção onde eu morava.

Ainda lembro do vai e vem dos vagões, dos rios com senhoras lavando roupas sobre as pedras, da neblina matinal, do medo e fascínio que me dava ver aquela máquina grandiosa, estranha, feia, bonita, encantadora se aproximando, o rangido das rodas de aço sobre os trilhos. Que saudade! Não, não é a mesma coisa que andar de metrô! É muito melhor! Mas, quando me lembro desse passado, vejo o gosto amargo da realidade da linha férrea da antiga RFFSA que corta nosso município da Vitória, entregue ao descaso, à ocupação indevida e sobretudo à mercê da ignorância e da falta de visão dos nossos governantes municipais!

Obviamente, jamais passará um trem por aqui e se eu fosse uma composição ferroviária não iria querer passar dentro de Vitória dada a atual conjuntura da cidade fruto dos últimos 20 anos de ignorância administrativa. Quando vejo a ponte de gaiola, aquela maravilhosa e bela obra de engenharia, com sua estrutura treliçada presa por rebites entregue ao desgaste por falta de manutenção, me pergunto: Ninguém percebe que a linha férrea, com seu plano de nível definido (sem ladeiras), com obras de drenagem prontas, ligando os diversos bairros da cidade de um canto a outro, poderia ser facilmente transformada em uma ciclovia, em pista de cooper, em uma acesso fácil para ambulâncias e carros de bombeirros e até viaturas policiais em emergências? Onde está a competência de nossos políticos? Cadê o plano diretor de nossa cidade (algum deles sabe o que é isso)? Já tive a oportunidade de tocar nesse assunto nesse maravilhoso blog mas, não vejo nada melhorar e gostaria de dizer que não vou votar em quem já foi prefeito e vereador pois, de promessas devemos estar cheios e se já foram eleitos e nada mudou, porque vai melhorar no futuro? Também não vou votar só porque no finalzinho vão, após engolir os juros por anos do dinheiro, asfaltar parte da cidade! Devemos ficar de olhos abertos e nos descontentar com pouco! Acho que nossos políticos são muito despreparados (digo isso pra não ofender ninguém, pra não chamar de BURROS, INCAPAZES), pois podem não ter tido a mesma oportunidade, ou melhor, determinação para estudar que eu. Enquanto isso vamos continuar vivendo numa núvem de poeira literalmente conforme a realidades das ruas de nossa castigada cidade.

Saudações de um Vitoriense que não se acha vitorioso!

Luiz Adeildo da Silva Júnior
Engenheiro Mecânico
Mestre em Engenharia Mecânica

4 pensou em “Saudade das Viagens de trem entre Vitória-Recife

  1. É muito revoltante o que fizeram com a linha férrea que corta Vitória. Quando ficam sem opções prá melhorar o escoamento do trânsito na cidade, jogam a culpa no governo federal e nas montadoras de automóveis, a fim de se eximirem de qualquer responsabilidade pelo caos. Dentre os adjetivos possíveis para esses desgovernantes, eu excluo o de burros, pois é só avaliar a evolução patrimonial deles, de seus parentes e dos seus achegados, durante e após seus mandatos, e assim podemos ver que de burros eles não tem nada.

  2. Parabéns!!! texto muito bom, quando eu vou andando pra casa da minha namorada que mora no amparo, vou pela ponte de gaiola, nossa fico olhando coisa linda essa ponte devia ser algo turistico de Vitória, mais infelismente não confio em niguem nessa cidade que possa fazer uma boa admistração.

  3. a saudede é muita nao só das ida ao recife mais para quem teve o prazer de ver chega o mês de juho com o trem do forro,dava prazer em irmos a estaçao.que pena que estes politicos sò lembra de vitòria e do povo na eleiçao.

  4. Historicamente,Vitória de santo Antão é uma das cidades mais ricas do interior de Pernambuco.infelizmente o que falta é aparecer um filho de Deus que governe,não para enriquecer,mas para Restaurar nossa querida Vitória de santo antão.Deus abençõe para que aparce essa terceira opção de governo pra Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *