Comendo Paima

Agora, inventaram essa expressão “comendo paima”. Coisa como “engolindo corda”, cuja vítima é o cacimbão.

Mas, pegando carona na moda, esse é um tempo propício para otário cair em cantada de político sabido, raposa velha em influenciar candidatura. O poderoso passa a mão na cabecinha do inocente, alisa o narcisismo do embevecido, e diz: “Você, hoje, tem voto pra ser vereador na cidade”. Aí, o influenciado vai dormir sadio e acorda candidato a vereador. Filia-se a partido que nem sabe traduzir a sigla. Depois de filiado, até a maneira de andar muda de cadência. Afaga menino, diz que o vizinho está jovem, a vida vai melhorar, o mundo não vai se acabar e que bom mesmo só Jesus. Toma pinga no balcão da venda, mete o pau na inflação, ri para os inimigos de estimação, vai às igrejas, ao estádio de futebol, vela defunto e chora em sepultamento. Sempre pensando que toda pessoa que conhece é um eleitor em potencial. Confunde popularidade com eleitorado. Ora… se o cara vende mangalho e ninguém lhe deve um pimentão, quem fez favor a quem? Ninguém. Depois, tem detalhe. Aquele que tem um dinheirinho, porque trabalhou e amealhou, não tem, necessariamente, gabarito para administrar uma cidade. “Ah! fulano é um homem próspero, enricou do nada. É um homem honesto e trabalhador, daria um bom prefeito.” Conversa mole pra boi dormir. Conhecemos incontáveis casos de políticos imaturos, eleitos por eleitores piores ainda. Portanto, meu vaidoso amigo, cuidado com a vivacidade dos sedutores, dos craques em inventar candidatura, não alimente tanta ilusão. Lembra-me o Eclesiastes: Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.

Dr. João Cleofas de Oliveira costumava dizer: O amor na política é mais forte do que no amor.

Prudente abraço!

Sosígenes Bittencourt

7 pensou em “Comendo Paima

  1. e o que eu acho engraçado é que hoje em dia todo mundo se acha capaz de ser político,acha que tem dinheiro pode ser político,não sabe nem o que vem ser politica,mas não querem saber também porque política é fazer algo para a POPULAÇÃO,mas fazem ao contrario fazem , fazem a favor de si,e o povo que se exploda,zombam,tiram onda,deboxam,ignoram agente,e me estranha mais ainda é uma pessoa adquirir um patrimonio suado com dinheiro honesto fazer tanta questão,lutar,matar,adquirir inimigos,por em julgamento sua indole,por em duvida sua honestidade em troca de um salário que dependendo do patrimonio que essa pessoa tenha rende mais que o salário de politico,é estranho digo até inusitado,só não ver quemnão quer ou quer se enganar!!!!!

  2. Excelente materia impacial, isto que o povo inteligente quer ver. Sigam o tipo de jornalismo da globo. Muita gente reclama da administração do atual prefeito, mas não sabe como é complexo administrar uma cidade tão grande. Pensam que tem um pequeno comercio de gambiarra e acha que dar conta de uma cidade, sem tambem nem ter uma equipe capacitada para ser secretarios.

  3. Sosígenes Bittencourt, E OUTRA COISA TEM GENTE QUE NUNCA NEM VEREADOR FOI PARA TER IDEIA DE SERVIÇO PUBLICO E JÁ QUER SAIR CANDIDATO A PREFEITO E SE ACHAR QUE VAI SALVAR A CIDADE, SEM NENHUMA EXPERIENCIA E EQUIPE PARA AUXILIAR. Parabéns mesmo pela postagem.

  4. A forma como se monta um conchavo político e se lança um candidato é tal qual a fabricação de lingüiça, ou seja, é melhor nem ver prá não vomitar de tanto nojo. Encontrar um político honesto e decente no Brasil é como procurar agulha em palheiro, e aqui em Vitória ainda estou procurando o palheiro.

      • OH!!! J.S TÃO FÁCIL, WELL, OS LOCAIS QUE JÁ VÍ ESTES DEPÓSITOS FORAM EMBAIXO DE UMA GRANDE COBERTURA QUE ESTÁ LOCALIZADO NA RUA DEMÓCRITO CAVALCANTI E TAMBÉM NA RUA 3 DE AGOSTO; CARA E NÃO SÃO POUCAS AS HASTES DE FERRO(ENFERRUJADAS) QUE ESTÃO LÁ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *