Cores e seu bom uso na decoração – Vermelho, Roxo e Lilás

Bom estou percebendo que vocês tem apreciado bastante, mas nossa série ainda não acabou e hoje veremos mais algumas cores.

Vermelho

Cor forte, lembra a vida, fogo, velocidade, ação,  sangue; esfuziante, agressiva, sensual. Chama a atenção, se percebe à distância. Tão excitante que ativa a circulação ao olharmos para ela, não é para qualquer personalidade ter paredes vermelhas em casa! E acho que ninguém suporta ficar muito tempo em um ambiente todo vermelho.

Por isso, vejam, nas fotos abaixo, que muitas vezes ele é usado com o branco, muito branco. Funciona melhor em climas quentes ou moderados, nos climas quentes a tendência a cansar e causar estresse aumenta.

Para usar o vermelho puro (ou seus tons mais intensos) é necessário espaço amplo ou pode-se ousar em lavabos, que são áreas onde as pessoas ficam pouco tempo. Quartos que usam vermelho conseguem a sensação de aconchego quando este vermelho é atenuado ou “acrescido” de um pouco de azul, puxando para o roxo, ou escurecido, indo para o vinho ou bordô.

O vermelho pode ser usado em quartos de bebês, mas com muito cuidado e em pequenos detalhes, principalmente até o 3º mês de vida.

As combinações de vermelho com branco dão sensação de alegria; Vermelho com laranja e/ou amarelo também (é preferível ter uma base neutra para usar esta combinação de cores); Vermelho escuro com lilás, roxo, rosa, dá um tom de sensualidade e mistério, dependendo das tonalidades usadas, de aconchego, que ficam ótimos em quartos. Duas combinações que adoro, devido a clima sofisticado que conferem são o vermelho com o marrom e o vermelho com o cinza. Sendo os vermelhos mais fechados acentuam também um tom masculino na decoração.

Já que estamos perto, vamos ver o ROXO E O LILÁS.

Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no POST CORES (Cor branco), vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semi-círculo:

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão , paz, tranquilidade, amor sereno).  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar?). Então, vamos aos exemplos:

Lilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

Lilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

Um lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade.

Agora um tom mais fechado, indo para o roxo, também ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

Aqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

Uma sala com o mesmo tom de lilás da 3ª foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

Aqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado.Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.


Edson Santos
Designer e Artista plástico
edsonsantos@blogdopilako.com.br

Esta entrada foi publicada em DecorArt. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Cores e seu bom uso na decoração – Vermelho, Roxo e Lilás

  1. Ive Lohan disse:

    Bom dia… eu estou fazendo toda a parte visual do meu salão de beleza, dando uma identidade visual.
    E eu optei pela cor lilás, que remete a feminilidade, sensualidade e requinte, o que você acha? cairia bem?
    Ou então pensei no preto com branco, com um visual clássico minimalista e requintado.
    qual opção seria melhor? Obrigado

    • laura disse:

      Olá!Meu nome é Laura tenho 11 anos e adoro admirar quartos de garotas da minha idade,também adoro olhar outras coisas de casa.Minha mãe comprou uma casa,e estamos vendo combinações de cores para o meu quarto e estavamos pensando em vermelho e roxo,acho duas combinações muito belas,demonstram personalidade e são cores fortes que chamam atenção da pessoa que está procurando um bom salão.E convenhamos,a aparencia do salão é muito importante.Outra opção é usar três cores bem clássicas:preto,branco e um toque de vermelho.Em um salão da minha cidade usaram essas cores e ficou muito show!!! Espero que você tenha gostado!!! BEIJÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

  2. laura disse:

    (estou respondendo a de cima)

  3. Ana disse:

    Bom dia,
    Tenho uma sala com uma parede roxa e gostaria de saber se uma carpete vermelha ficaria bem. Tem um sofá beije.
    Agradeço opinião
    Muito Obrigado
    Ana

  4. stefane disse:

    adorei esses exemplos de cores .
    sao cores vivas que da vida ao ambiente e dao vida anos mesmas
    adorei meninas a´roveitem como eu aproveitei
    beijaooooooo
    xaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Robiana disse:

    Olá, preciso de uma orientação, tenho a cor lilas e gostaria de saber que cor misturar para obter o roxo forte e vivo… certo de sua atenção Robiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *