DecorArt por Edson Santos

Nada melhor do que sair e ir a algum lugar do qual gostamos e nos sentimos bem. Nas grandes cidades, bares, livrarias, cafés e restaurantes costumam ser os favoritos de qualquer programa entre amigos, famílias ou casais e são vários os fatores para escolha de sua preferência, mas talvez um deles seja o de maior relevância: a ambientação.

Muitas empresas desses segmentos investem pesado no design interno de seus estabelecimentos com o objetivo principal de criar uma espécie de mundo paralelo ao que a pessoa está acostumada lá fora e que, desta forma, lhe proporcione sensações variadas de bem-estar. O designer, neste caso o de interiores, fica com a incumbência de criar toda esta ambientação através de vários recursos do design que são utilizados de forma a contribuir para praticidade, usabilidade e conforto do usuário.

Abaixo segue algumas imagens que através das mesmas teremos mais clareza do ato de ambientar, em seus mais variados seguimentos e áreas.

O design de interiores, confundido por vezes com decoração de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e arquetetônica de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, palácios etc.).

Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Bem, agora que vocês conhecem um pouco mais do Design de Interiores e da Ambientação, vamos passear por este universo que é divertido, agradável… Nos permitindo usar de algumas técnicas e conhecimentos para que tornemos nossos espaços cada vez mais agradáveis.

Olhem que divertido e prazeroso os momentos e resultado do projeto destes arquitetos na montagem de um Home Office. Vejam no vídeo abaixo

Esta entrada foi publicada em DecorArt. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

12 respostas a DecorArt por Edson Santos

  1. aldenisio tavares disse:

    Valeu Edson, isso é Vitória em movimento, os artistas mostrando sua cara. E ai, passamos a conhecer e a viver esses belos momentos vitoriense, mostrado para o universo da internet.

  2. Vanessa Melo disse:

    Edson já está na área ha tempos e sempre fez um trabalho destaque e super reconhecido. Mais uma vez, parabéns! Você é uma das estrelas da terra! Ainda vai brilhar muito!

  3. Mirelle Figueirôa disse:

    Edson, parabéns pelo novo trabalho, como sempre lindo e de muito bom gosto..beijos e sucesso sempre.

  4. JORDANIA disse:

    GOSTEI BASTANTE DA HARMONIZAÇÃO DAS CORES COM O AMBIENTE -ESPAÇO E O ESTILO COLONIAL DA LATERAL Da MORADIA.

    MEU EMIAL É >>> JORDANIAL….

  5. Sayonara Santana disse:

    Parabéns, Edson!
    Muito boas suas dicas, já sou sua fã. Estou ansiosa pra ver as próximas postagens, se possível coloca algumas dicas de decoração para casas pequenas e soluções simples para decoração desses ambientes.
    Obrigada!!

  6. WIlson Luiz disse:

    Acho que toda cidade tem que ter responsabilidade social,e essa e uma grande oportunidade para se colocar em pratica.Este blog esta chegando na hora certa a vitoria ,que e uma cidade de porte,e bem conhecida em Pernambuco.Meu nome e WIlson Luiz ,sou artista plastico e paisagista,e sempre que posso vou a vitoria,e sempre sou muito bem recebido pelo meu amigo Edson Santos…. Valeu Edson por feliz escolha…

    • Edson Santos disse:

      Obg amigo , eu que agradeço por conviver com alguém tão carinhoso e de tanto conhecimento artístico com vc…
      Aproveita e me deixa “antenado” de tudo que vc irá aprontar na CASA COR PERNAMBUCO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *