Artigo: A LEITURA PODE MUDAR SUA VIDA PARA MELHOR

Em 2001 li na seleção de maio um artigo que me deixou entusiasmada a fim de passar a adiante um exemplo de vida. O título é a História de Dr. Carson.

O relato fala em primeira pessoa, contando que era filho de uma faxineira nos Estados Unidos, em Detroit e que diariamente ao retornar da escola almoçava e junto com um irmão saíram para jogar com outros meninos desocupados, ou assaltar os pés de goiaba dos vizinhos. Mais tarde voltavam o ficavam a ver os filmes de cowboy americanos e assim, tiraram péssimas notas da 5ª série.

Sabedoria dar notas, a mãe voltou um dia do trabalho tiririca da vida, desligou subitamente a televisão e disse: – De hoje em diante não se vê mais televisão nesta casa vocês vão ter que ler dois livros por semana e vão me apresentar um relatório dos mesmos, nas sextas-feiras.

Nas casas onde trabalhava ela via livros e revistas. Em sua casa de livro, só havia a Bíblia.

Os dois irmãos, incrédulos da decisão da mãe, pensaram que no dia seguinte, tudo voltaria ao normal. Enganaram-se redondamente. Depois do almoço a mãe chamou os filhos e os levou à Biblioteca. E assim continuou até que se acostumaram com o hábito da leitura, descobrindo ali, coisas fantásticas que jamais tinham visto na televisão, além do resto das pessoas.

Que magnífica foi a atitude daquela mãe que além de pobre e viúva, soube mudar o destino dos filhos. O conto termina assim: – A leitura mudou o rumo das nossas vidas. “Hoje, eu sou neuro cirurgião pediátrico e chefe desse departamento do Hospital X. e meu irmão é engenheiro civil.”

Como seria bom que em todas as escolas, os alunos fossem estimulados ao hábito de ler! Em pouco tempo podíamos dizer que o Brasil era gigante pela grande competência de seus filhos.

Quem ler, fala melhor, escreve melhor e se sai melhor na vida competitiva do novo milênio.

Severina Moura
Poetisa, membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

 

2 pensou em “Artigo: A LEITURA PODE MUDAR SUA VIDA PARA MELHOR

  1. Brilhante comentário, mas não esqueçam que estamos no BRASIL; e aqui a educação está “FALIDA”. Para os gestores: QUANTO PIOR, MELHOR…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *