Leitor envia e-mail à redação mostrando sua indignação. Veja na integra!

TRISTE REALIDADE

“Gostaria, se possível, de registrar minha tristeza em público através desta excelente ferramenta que serve à nossa cidade para com a situação que a mesma vive já há muito tempo!

Apesar de nascido e criado em Vitória, há 05 anos trabalho e moro em Aracaju-SE, pelo que praticamente todos os meses estou em Vitória não só por causa da minha família mas principalmente por não conseguir me libertar do desejo de voltar a viver em PE. Não consigo me desprender e até tenho dificuldades devido às inevitáveis comparações que saltam à minha vista entre Vitória e Aracaju. Tudo bem que Aracaju é um capital. Mas, a vivência fora de Vitória abriu minha mente de uma forma que viver em Vitória passa a ser doloroso, devido ao descaso e à forma como a cidade vem sendo governada nos últimos 20 anos.

Abaixo cito algumas melhorias que poderiam ser feitas na cidade sem muito esforço, bastando apenas seriedade e compromisso com o povo:

1- Desde a duplicação da BR 232 que a entrada da Vitória é um desvio – a pista da entrada antiga ainda está lá, é so aproveitar o pavimento, retirar o mato e pronto;

2- Ao invés de permitir e até incentivar a invasão da linha férrea com construções, porque não transformá-la numa ciclovia que ligaria diversos bairros desde Redenção até o Maués?

3- Porque tantos buracos na cidade, qual a dificuldade em contratar uma empresa decente e por uma fiscalização decente para verificar a qualidade dos reparos;

4- A forma como os motoqueiros desta cidade se comportam no trânsito são um absurdo. Moto-Taxi deveria ter curso de reciclagem todo ano para poder ter a licença pela prefeitura. Deveria existir fiscalização de trânsito para coibir os absurdos feitos pelos motoristas em geral;

5- Qual o plano diretor desta cidade, existe algum? Alguém sabe o que é isto na política vitoriense?

6- Porque esta cidade é tão empoeirada, tem tanta areia nas ruas? Observando toda a extensão da antiga BR-232 que corta a cidade, a Avenida Mariana Amália, a rua do Cajá desde o viaduto até Santana e outros bairros (o problema é geral), só tem poeira devo terra nas ruas!

7- Nunca vi uma cidade onde se tem tanta dificuldade em se andar nas calçadas devido aos obstáculos que todos os moradores criam:

a) Calçadas desniveladas;

b) Calçadas com degraus, rampas;

c) Pisos lisos que em dias chuvosos são uma armadilha;

d) Em muitos casos a calçada é invadida pelas construções que não respeitam os limites públicos;

e) Em muitos casos não há calçada;

f) Calçadas com barras de metal;

g) Calçadas esburacadas; Tem calcadas onde o desnível é tão grande que parece um paredão e o jeito é andar beirando o meio fio correndo o risco de um motoqueiro desgovernado nos atropelar!

8- O buraco na antiga BR 232 em frente à ladeira do Alto José Leal já é coisa crônica e faz uns 15 anos que ninguém resolve, qual a dificuldade?

9- Não há fiscalização decente para com as construções nesta cidade, de forma a respeitar os limites das calçadas e o projeto das mesmas;

10-Porque nossas praças tem que ter canteiros tão altos como se fossem mausoléus, no estilo Dr Ivo (na época da bananeira), porque não podem ser rentes com a calçada e com gramas para que as pessoas possam colocar uma toalha e ler um livro ou os jovens se reunirem em baixo das árvores para tocar violão? Temos tantas praças, que nossa cidade poderia bem ser chamada de Vitória, a cidade das praças (mas só se fossem bem cuidadas!);

11- Porque não tranformar o descampado onde vez em quando se monta um circo lá na Mangueira e transformá-lo numa praça de eventos ( é amplo, plano, só faltando fazer calçamento);

12- Nossa cidade tem muitos carros e o trânsito não é tão fluido assim em alguns locais e horários. Logo, porque que temos tantos carros de som transitando em nossa cidade fazendo propaganda volante, obrigando dezenas de carros a seguir em lentamente os mesmos como se fosse um cortejo. Porque estes carros de som não ficam parados enquanto anunciam, porque têm que fazer isso andando, uma vez que o público está passando por ele, não precisaria eles estarem se deslocando para atingir um grande público. Logo, no centro da cidade, veículos de propaganda só poderiam estar emitindo som enquanto devidamente estacionados!

13- O cemitério de nossa cidade é um exemplo do mais completo descaço para com o povo, para com a cidade e para com a dignidade de nossa população. Não tenho receio de viver em Vitória, mas tenho medo de ser enterrado aqui!

14- Porque nosso carnaval não é voltado para privilegiar as alegorias tão esquecidas e sucumbindo à morte, dando ao nosso carnaval um toque mágico e único em nosso estado;

15- Porque ainda existem bancos (barraquinhas) montadas em alguns calçadas de nossa cidade?

Sei que não são a solucação de nossos problemas mas, se ao menos nossos governantes ouvissem o povo, teriam as idéias para fazer uma Vitória melhor!”

Luiz Adeido da Silva Júnior

Email recebido em 19 de julho de 2011.

 

1 pensou em “Leitor envia e-mail à redação mostrando sua indignação. Veja na integra!

  1. Pois é, Luiz. A sua indignação também é minha. Há anos que me faço a maioria desses seus questionamentos. Enquanto o povo daqui se limitar a dividir-se politicamente em duas cores, tal qual um pastoril, que no nosso caso é o encarnado e o amarelo, não adianta esperar mudanças prá melhor. Dizem que cada povo tem o governo que merece, e talvez aqui não seja uma exceção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *