Nossa Senhora do Carmo

Foto: Acervo do IHGVSA

Amanhã, 16 de julho, os católicos romanos festejam a Virgem do Monte Carmelo, também conhecida por Nossa Senhora do Carmo. O monte Carmelo é uma conhecida elevação localizada em Israel e está ligado ao profeta Elias. Os católicos romanos interpretam uma visão tida pelo profeta Elias (I Reis, 18, 20-45) como uma pré-figuração de Nossa Senhora, daí ser considerado como “participante” ou idealizador da obra carmelita.

No ano de 1155, cristãos, atraídos pela fama e tradição do profeta recolheram-se ao monte e passaram a levar uma vida de oração e penitência. Elias foi escolhido como o pai espiritual daqueles ascetas. Os peregrinos que passavam pela região e os visitavam começaram a chamá-los “irmãos da bem aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”. Mais tarde foram atacados e destroçados pelos mulçumanos. Os que escaparam, fugiram para a Europa, refugiando-se principalmente na Inglaterra, onde mais tarde, na cidade de Aylesford, Nossa Senhora apareceu a Simão Stock dando-lhe o escapulário que passou a fazer parte da indumentária dos monges, naquela ocasião já uma ordem religiosa reconhecida pelo Vaticano.

O Instituto Histórico conserva uma bela imagem do século XVIII, da virgem do Carmo, que fazia parte da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e que era objeto de devoção dos escravos.

Pedro Ferrer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *