A Avenida Caxangá – por @historia_em_retalhos.

Seria a Avenida Caxangá a maior avenida em linha reta do Brasil?

Resposta: depende!

Símbolo da já conhecida “mania de grandeza” pernambucana, essa importante artéria recifense começou a ser construída ainda na primeira metade do século 19, no ano de 1833, e era denominada “Estrada de Paudalho”, porque abria o caminho para o interior do estado.

Por ela, passam cerca de 100 mil passageiros e 58 mil veículos por dia.

Tem seu início na Praça João Alfredo, onde se encontra o Sobrado da Madalena, e termina na Ponte da Caxangá (Ponte Marechal Castello Branco), sobre o Rio Capibaribe.

São, ao todo, 6.18km de percurso totalmente reto.

Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, porém, com a criação do estado do Tocantins, surgiu, em 1990, a Avenida Joaquim Teotônio Segurado, principal corredor da cidade de Palmas, capital do estado.

Esta via, cujo nome é uma homenagem ao pioneiro da luta regionalista do Tocantins, tem 26km de extensão, dos quais 10.2km são em linha reta.

Ou seja, é maior do que a nossa Caxangá, porém, com um detalhe: a avenida pernambucana tem toda a sua extensão (integralmente) em linha reta, o que não acontece na irmã tocantinense.

Assim, depende do ponto de vista: se considerarmos a extensão total de uma avenida, a Caxangá é a segunda mais longa avenida em linha reta do Brasil.

Contudo, se formos observar uma via cuja extensão seja integralmente retilínea, a Caxangá continua sendo, sim, a maior avenida do Brasil, para a alegria da nossa “megalomania favorita”. 😄

Hoje, não mais, mas, até os anos 1970, estando o observador no centro da Ponte da Caxangá, poderia ver o Sobrado da Madalena, pois o relevo da avenida também é totalmente reto.

Para finalizar, uma reflexão: que nós aprendamos a utilizar esse nosso tão conhecido bairrismo, também, para cuidar da cidade, dando a ela o tratamento que merece.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://jc.ne10.uol.com.br/brasil/2020/10/11990860-checamos–a-avenida-caxanga-e-a-maior-em-linha-reta-da-america-latina.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *