Vida Passada… – Major Codeceira – por Célio Meira

Célio Meira – escritor e jornalista.

No lar do português Custódio Domingues Codeceira, e da pernambucana Francisca Joaquina dos Anjos, nasce , em 1820, José Domingues Codeceira, na cidade do Recife. Dedicou-se, Codeceira, na mocidade, à vida do comercio, fugindo, cedo, do balcão, para dedicar-se ao estudo da história da terra onde nasceu. O estudo paciente, e meditado, da grandiosa história de Pernambuco, foi, durante mais de meio século, a alegria de sua vida tranquila. E na verdade, passando, horas e horas, no arquivo público, nas secretarias de governo, nas livrarias e nos “sebos”, nas sacristias de velhas igrejas, e no Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico Pernambucano, a Casa de Pernambuco, realizou, esse homem admirável, na paciência beneditina, obra benemérita, corrigindo equívocos e erros, resolvendo dúvidas, e restabelecendo a verdade dos acontecimentos políticos-sociais, que formam o patrimônio histórico da terra pernambucana.

“Foi ele quem, com precisão incontestável, escreve o ilustrado historiador Sebastião Galvão, assinalou que o Forte Real do Bom Jesus existiu situado onde foi a primeira e antiga estação de Mangueira de Cima, que o morro Bagnuolo é o mesmo que fica junto às oficinas de E.F. de Limoeiro, chamado, atualmente, da Conceição, que o lugar Cordeiro foi o engenho de Ambrósio Machado, e que a Torre foi o engenho de Marcos André”.

Trabalhador infatigável, conheceu, Codeceira, profundamente, a história do domínio holandês, em Pernambuco, e sem fantasia de cronista desavisado, e com aquela honestidade que, necessariamente, deve guiar a pena do historiador, escreveu, entre outros livros, “A Ideia Republicana”, trabalho precioso, de documentação, exaustiva, em que se verifica, realmente, que a prioridade do movimento republicano, no Brasil, cabe, de modo incontroverso, a Pernambuco. O sargento-mór Bernardo Vieira de Melo e Pedro Ribeiro da Silva, Capitão-mór da Vila de Santo Antão, foram, em 1710, sem embargos valiosos, os primeiros batalhadores da República.

Não exerceu,  nenhum cargo público, o major Codeceira. E recusou, informa-nos, carinhosamente, ilustrado neto desse historiador, o cargo de diretor da Biblioteca Pública do Estado, no governo de Barbosa Lima. Traçou, do major Codeceira, biografia notável, o desembargador Sousa Pitanga, na Revista do Instituto Brasileiro. E velhinho, morreu, Codeceira, no dia 10 de janeiro de 1904, na idade de 84 anos.

O governo municipal do Recife deu, a uma rua, o nome desse preclaro historiador pernambucano. Foi merecida, e justa, a alta distinção.

Célio Meira – escritor e jornalista. 

 

LIVRO VIDA PASSADA…, secção diária, de notas biográficas, iniciada no dia 14 de julho de 1938, na “Folha da Manhã”, do Recife, edição das 16 horas. Reuno, neste 1º volume, as notas publicadas, no período de Janeiro a Junho deste ano. Escrevi-as, usando o pseudônimo – Lio – em estilo simples, destinada ao povo. Representam, antes de tudo, trabalho modesto de divulgação histórica. Setembro de 1939 – Célio Meira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *