Instituto Histórico e Sobradinho – duas importâncias distintas!

Aproveitando essa terça-feira,  dia 19 de dezembro de 2023, data que marca o dia em que o nosso então Soberano,  Pedro II,  acordou em terras antonenses, exatamente há 164 anos, por ocasião da sua visita ao nosso estado, Pernambuco, para esclarecer que ele ficou hospedado no prédio que hoje abriga o nosso Instituto Histórico e Geográfico. Não por alegoria, hoje, ainda,  o chamamos de “Casa do Imperador”.

Dizem os livros que contam a história dos nossos antepassados, que o referido imóvel, naquela ocasião, era o melhor que ostentávamos,  localizado  no centro da cidade. Mesmo assim, para  hospedar os ilustres visitantes, um conjunto de melhoramento foi realizado, desde à pintura até as  cortinas.

Pois bem, mesmo depois de todas essas décadas, ainda encontramos conterrâneos se referindo à “casa que dormiu Dom Pedro”, como sendo nosso o “Sobradinho”, localizado na mesma rua. Essa afirmativa não é historicamente verdadeira.

Alertamos, de maneira clara, simples e objetiva, que o valor histórico do “Sobradinho”   reside justamente por ser o único imóvel remanescente – de pé – da então Vila de Santo Antão, que compreendeu o recorte temporal de 1812 a 1843.

Assim sendo, espero haver contribuído para uma melhor compreensão das respectivas importâncias históricas desses dois elegantes prédios. Para concluir, há exatos 164 anos, no dia 19 de dezembro de 1859, Vitória “acordava”  sendo a Capital do Império. Viva o Imperador!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *