Onde está Frei Caneca? – por @historia_em_retalhos.

Onde foi sepultado o frade carmelita, herói e mártir de duas revoluções?

Revolucionário de 1817 e líder máximo da Confederação do Equador de 1824, o frade tornou-se um mártir em razão das ideias libertárias que defendia, as quais influenciaram, decisivamente, as gerações que o sucederam.

Foi detido no exercício de suas funções de secretário das tropas sublevadas, em 29 de novembro de 1824, sendo conduzido para o Recife.

Levado inicialmente para um calabouço, foi transferido, depois, para uma sala incomunicável, onde recebera a sentença.

Muito foi feito para que o frei não fosse executado: petições, manifestações de ordens religiosas, pedidos de clemência.

Tudo em vão.

Sob a acusação do crime de sedição e rebelião contra as imperiais ordens de sua Majestade, foi julgado e condenado, sumariamente, à morte, por enforcamento, por uma comissão militar sob a presidência do coronel Francisco de Lima e Silva (pai do futuro Duque de Caxias).

Caneca foi morto em 13 de janeiro de 1825.

Em sua morte, foi necessário promover-se o seu arcabuzamento, porque três carrascos, sucessivamente, recusaram-se a enforcá-lo, tão querido era o frade e tamanho era o peso moral daquele ato.

O arcabuz era um tipo de espingarda, portanto, seria o fuzilamento dos dias de hoje.

Na Igreja de Nossa Senhora do Terço (foto), foi despido de suas vestes sacerdotais e levado, em seguida, ao Forte das Cinco Pontas, para ser executado.

Depois de morto, o seu corpo foi colocado junto a uma das portas do templo carmelita (foto), no centro do Recife, em um caixão de pinho, de onde os padres o recolheram e enterraram em um local até hoje não identificado.

Até hoje, a indagação: onde está sepultado Frei Caneca?

Nunca se soube com precisão.

Em nossa humilde opinião, o frei revolucionário merecia um mausoléu à altura de sua estatura cívica e histórica.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CrYJOLnOEfd/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *