Major Eudes – o eterno instrutor do nosso Tiro de Guerra!

Na tarde de ontem (02), através das redes sociais, chegou-me a  notícia do trágico falecimento do eterno instrutor do nosso Tiro de Guerra,  Major Eudes. Por ocasião de um principio de incêndio num terreno próximo a sua residência, em que ele procurou resolver, segundo informações, o mesmo  acabou caindo em um buraco e faleceu no local. Ele estava com 82 anos e gozava de boa saúde.

Nascido em 06 de janeiro de 1941, no Sítio Soares, localizado na cidade de Sertânia, o mesmo, desde criança, sonhava com a carreira militar. Antes de ingressar no Exército Brasileiro, através do 14RI (Regimento de Infantaria), em 20 de janeiro de 1960, aos 12 anos de idade trabalhou numa fábrica de doce na cidade de Afogados da Ingazeira e depois  como contínuo na SAMBRA, em Recife.

Vocacionado à vida militar, o então Sargento Eudes chegou à Vitória de Santo Antão para comandar o nosso Tiro de Guerra com apenas 28 anos, em 1969. Vibrador, entusiasmado e muito trabalhador se destacou na cidade pela sua fidelidade aos princípios norteadores das Forças Amadas. Também exerceu atividade laboral como professor.

Em 1976, por indicação do então vereador Jota Marinho,  foi condecorado com o título de “Cidadão Vitoriense”. Em entrevista ao Blog do Pilako, com entusiasmo e visivelmente emocionado, expressou duas marcas impressionantes: em Vitória, orientou para a vida cidadã 1520 atiradores e também foi o instrutor de tiro de guerra em todo Brasil que mais tempo comandou a mesma unidade de forma contínua.

Na qualidade de ex-atirador do nosso Tiro de Guerra, tive o privilégio de ser um dos 1.520 jovens que recebeu suas importantes orientações. O Major Eudes, como cidadão e militar,  deixar um legado à sociedade antonense que já mais será esquecido. Seu trabalho transformou vidas e abriu inúmeras  “janelas” de oportunidades para um conjunto expressivo de jovens de todas as classes sociais e econômicas.

O Major Eudes é, e sempre será, o ETERNO COMANDANTE DO NOSSO TIRO DE GUERRA!

 

 

 

 

1 pensou em “Major Eudes – o eterno instrutor do nosso Tiro de Guerra!

  1. Como antigo Chefe da Instrução do TG 07-004 VITÓRIA, é com pesar que recebi a notícia do falecimento de nosso comandante de honra de nosso TG. O Major Eudes foi um exemplo de militar, pai, amigo e companheiro. Ele irá deixar uma lacuna em nosso município, nesses mais de 35 anos que tenho de Exército jamais vi um homem com tamanha vibração, correção de atitude e vocação pela carreira das armas. Hoje tenho orgulho de dizer que tive a honra tê-lo como amigo e conselheiro de nosso TG. Caro amigo Major Eudes, Deus em sua infinita bondade irá recebê-lo
    em seus braços, pois homens de coração mansos como o senhor certamente terás o descanso eterno. Em meu nome e de meus atiradores externo meus mais sinceros sentimentos pela sua partida prematura. E que o pai de misericórdia conforte o coração de seus familiares. Ao senhor presto minha garbosa continência de soldado. Descanse em paz meu amigo, pois aqui continuaremos seu legado. S Ten Soares – Pátria Brasil 🇧🇷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *