03 de agosto de 1645: dia da Batalha das Tabocas – por historia_em_retalhos.

Você sabia que o processo de expulsão dos holandeses do NE, a chamada Insurreição Pernambucana, teve o seu “primeiro round” em Vitória de Santo Antão/PE?

Pois é!

Consumada a conquista da capitania de PE, o governo do Brasil holandês foi confiado ao príncipe Maurício de Nassau, que, de certa forma, usando de alguma transigência e tolerância, conseguiu angariar a confiança e uma discreta colaboração dos vencidos.

A política de Nassau, contudo, não correspondia aos propósitos da cúpula da Companhia das Índias Ocidentais, que desejava, exclusivamente, auferir lucros com a exploração dos imensos recursos naturais da colônia.

Os atritos aprofundaram-se, ao ponto de Nassau retornar para a Holanda, em 1644, sendo sucedido por um triunvirato de mercadores, que destruiu a política pacífica anterior, azedando as relações.

Exigência imediata do pagamento dos débitos, restrição da tolerância religiosa, além da imposição de medidas vexatórias reacenderam nos luso-brasileiros o desejo de libertação do jugo holandês.

Sob a liderança de João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso, começava a campanha para a restauração de PE.

Cientes da conspiração, os batavos saíram à caça dos revoltosos, que se encontravam acampados, inicialmente, no Engenho Covas, partindo, em seguida, em 31.07, para o Monte das Tabocas, local que Dias Cardoso, o “mestre das emboscadas”, conhecia bem.

Era um elevado cercado por enormes bambuzais, sinônimo de “tabocais”, daí o seu nome.

Às 13h do dia 03 de agosto, o inimigo chegou à margem do Rio Tapacurá.

A estratégia de Cardoso era recuar e atrair os holandeses para as linhas mais avançadas, pegando-os de surpresa.

E deu certo!

A despeito da enorme superioridade numérica dos neerlandeses, além de melhor armados e treinados, ao alvorecer do dia seguinte, o “grito da vitória” ecoou no peito dos combatentes!

A vitória do 03 de agosto deu aos nativos a confiança necessária e decisiva para a campanha da libertação.

Se o Brasil nasceu em Guararapes, podemos afirmar que Guararapes nasceu em Tabocas!

Parabéns ao povo da Vitória de Santo Antão!
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CgyyCXsOP4t/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *