4 de julho: o dia da independência dos EUA – por historia_em_retalhos.

4 de julho: o dia da independência dos EUA ou o “Independence Day”. 🇺🇸

Como tudo aconteceu ?

Em verdade, a insatisfação das chamadas “13 colônias” britânicas na América do Norte acentuou-se a partir da chamada “Guerra dos 7 anos”, travada entre Inglaterra e França (1756/1763).

Vencedora, a metrópole inglesa resolveu cobrar os prejuízos dos colonos, aumentando, consideravelmente, as taxações, além de criar leis que retiravam a liberdade dos norte-americanos.

Por outro lado, a Inglaterra vivia a plenos pulmões a Revolução Industrial, enxergando em suas colônias as fontes necessárias para alimentar o seu processo de industrialização.

As queixas em desfavor da metrópole, então, só aumentavam, o que motivou a realização de duas importantíssimas reuniões: o 1.° e o 2.° Congresso da Filadélfia.

Em 07.06.1776, no 2.° congresso, o delegado da Virgínia, Richard Lee, apresentou uma moção para as 13 colônias declararem independência.

O texto da declaração, cujo principal redator fora Thomas Jefferson (3.° presidente dos EUA), foi aprovado e publicado em 4 de julho, data que se tornou sinônimo da independência americana.

Um aspecto importante: após a Batalha de Saragota, a França, rival da Inglaterra, aderiu ao conflito, em 1778.

No ano seguinte, a Espanha também se aliou a franceses e a americanos, mas foi apenas em 1781, na Batalha de Yorktown, em que as forças rebeldes foram lideradas por George Washington (1.° presidente) e pelo francês Marquês de La Fayette, que o conflito foi encerrado.

A estátua da liberdade foi um presente da França aos EUA!

Representa a deusa romana Libertas, carregando uma tocha e uma tábua, onde está inscrita a data da independência (04.07.1776).

Os ideais iluministas da Independência Americana e da Revolução Francesa reverberaram fortemente no Brasil, influenciando movimentos libertários, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador.

Uma última curiosidade: em 04 de julho de 1994, dia de festa nos EUA, com um gol histórico de Bebeto, a seleção canarinha vencia os donos da casa, partindo para a conquista do tetracampeonato.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CfmO21KOmGG/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *