Corrida Com História – Sobradinho da Imperial.

Não por maldade, mas circula a informação na nossa cidade que o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva, por ocasião da sua visita na então “Cidade da Vitória”,  em 1859, pernoitaram no prédio que é conhecido pelo carinhoso e simpático nome de “Sobradinho da Imperial”. Vale informar que, hoje, o mesmo pertence ao patrimônio do nosso Instituto Histórico e abriga a AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. A informação correta, sobre o espaço que serviu como “Paço Imperial”,   é que o Imperador hospedou-se no imóvel da Rua Imperial 187, que à época pertencia ao Doutor Santos e que desde de 1950 foi instalado o nosso Instituto Histórico- também conhecida como ” Casa do Imperador”. 

Voltando ao “Sobradinho da Imperial”, sobre esse imóvel, de valor histórico incalculável,  podemos afirmar que é  o único prédio da nossa cidade que  ainda guarda as características originais, remanescente  da então Vila de Santo Antão (1812 a 1843).

A partir da sua arquitetura,  por exemplo, poderemos inferir um conjunto de informações importantes e relevantes da história internacional,  de ocupações e guerras.  Já sobre à forma de vida dos nossos antepassados outras tantas  “portas” para o conhecimento  se abrem.

Essa é a nossa Vitória de Santo Antão. Cheia de encantos, mistérios   e belezas. Noutra ocasião, através  desse projeto que mistura saúde, lazer, esporte , cultura, história e pertencimento,  que o intitulamos por  Corrida Com História, mais informações serão catalogadas. Forte Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *