Todo vitoriense deve visitar Cabo Verde – por Ronaldo Sotero.

Todo vitoriense deve visitar Cabo Verde A TACV- Transportes Aéreos Cabo Verde faz uma rota Recife a cidade de Praia, de 150 mil habitantes, capital do Arquipélago de Cabo Verde. A aeronave é um Boeing 737-800 com capacidade para 174 lugares. A vantagem é o passageiro, após conhecer a capital, seguir viagem a Lisboa, no continente europeu com tempo médio de 3 horas e meia. No momento o voo está suspenso por conta da pandemia, mas deve voltar nos próximos dias.

A cidade de Vitória de Santo Antão é a única em Pernambuco que possui um elo histórico com Cabo Verde. Foi o português Diogo de Braga, originário da ilha de Santo Antão, integrante do arquipélago, que , em 1626, com sua família, se instalou no local da atual cidade pernambucana.

Registros mencionam que Braga construiu uma pequena povoação às margens do Tapacura, rio que banha a cidade. Cronistas da época faziam referência a Cidade de Braga, depois Santo Antão da Mata, incorporado do padroeiro sua definitiva denominação. Diogo de Braga é homenageado com busto, inaugurado em praça, no bairro da Matriz, no dia 5 de agosto de 1926, durante as comemorações alusivas aos 300 anos de fundação da cidade. Seu nome é também homenageado na Câmara de Vereadores do município, a Casa de Diogo de Braga.

Vitória de Santo Antão e tantas outras histórias, foi definida pelo ex-governador pernambucano Agamenon Magalhães:” Vitória é um pomar”.

Ronaldo Sotero. 

1 pensou em “Todo vitoriense deve visitar Cabo Verde – por Ronaldo Sotero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *