Dois anos de lutas – José Aragão – há exatos 80 anos….

A 8 do corrente, passará, 0 2º aniversário do reaparecimento deste semanário. São dois anos decorridos de lutas no desempenho de uma missão árdua e difícil. O jornalismo no interior é verdadeira odisséia. Digam-no quantos têm lutado com a manutenção de periódico em qualquer cidade do hinterland.

Nos dias que correm, torna-se mais e mais precária a situação do jornal matuto, razão por que desapareceram, em 1939, para cá, dezenas de jornais de várias cidades pernambucanas.

Vitória mantém-se, atualmente, na dianteira da imprensa indígena com seus três semanários. Sabe Deus, porém, quanto custa a manutenção de cada um deles.

Ainda não se fez a história da imprensa em nossa terra. Quando se estudar o assunto, verá, o vitoriense, que o maior fator do progresso e da civilização para a cidade que lhe serviu de berço foi a imprensa.

Jornal ” O Vitoriense” – 05-07-1941 – José Aragão. 


2 pensou em “Dois anos de lutas – José Aragão – há exatos 80 anos….

  1. Ainda criança, em Vitória, fui testemunha dos esforços do meu pai para manter “O Vitoriense”, primeiro jornal publicado na cidade sob a direção de Antao Borges Alves, e do Prof. José Miranda, para manter em circulação “O Lidador”. Obrigado e boa tarde José Maria Aragão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *