“O Dia do Trabalho”: no Mundo, no Brasil e na Vitória!!

Amanhã, 1º de maio, feriado nacional, se comemora “O Dia do Trabalho”. A data também se popularizou  por aqui como  “ O Dia do Trabalhador”. Foi no ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos EUA, em um “Primeiro de Maio”,  que milhares de trabalhadores saíram às ruas para protestar – por conta da elástica jornada de trabalho (13 horas diárias) – que tudo começou. Por conta da repressão policial, revoltas e mortes,  nos dois lados que , em 1889 – três anos depois –  na França,  a data foi consagrada. Atualmente, em vários países, o dia primeiro de maio é celebrado com feriado nacional

No Brasil, oficialmente, desde 1924, no governo do presidente Arthur da Silva Bernardes,  a data passou a ser feriado. Contudo  foi na “Era Vargas” que a comemoração ganhou força e se popularizou no sentido inverso – por assim dizer. Se antes,  o primeiro de maio, mundo a fora,  servia como uma tribuna reivindicatória da categoria – organizada em sindicatos – por aqui, a mesma  ganhou contornos festivos……

Foi em 1º de maio de 1940, por exemplo, que ficou instituído o salário  mínimo. Já na “comemoração” de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente ao conflito entre patrões e empregados.

Na nossa Vitória de Santo Antão, em um passado não muito distante, havia muitas comemorações, vinculadas ao dia, sobretudo em anos de eleição. Atualmente, aqui e acolá, acontecem alguns  eventos, mas, oficialmente, nada que mereça um registro mais consistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *