Apelidos Vitorienses: Zé da Mula

O senhor José Firmindo de Santana foi mais uma “vítima” de “Seu” Sitonho do Posto. Ainda  no início da década de 80 (1980),  o então jovem Firmindo,  foi admitido no Posto Esso Pitú para trabalhar na função de faxineiro e, mais adiante, passou a trabalhar no  atendimento do restaurante do mesmo posto. Antes, porém, os seus parentes eram conhecidos pelo simpático apelido de “Didi”.

O apelido pelo qual o senhor José Firmando de Santana passaria a ser conhecido em toda cidade, surgiu em função de um problema de saúde. Ao se “abraçar” com um saco de batata inglesa, para transporta-lo da camionete até a cozinha do posto, sentiu uma forte dor no testículo direito chegando a ser, inclusive, hospitalizado e até afastado por algumas semanas do serviço.

Segundo nos conto o senhor Firmindo, já totalmente curado, ao se apresentar  para trabalhar novamente, “Seu” Sitonho do Posto lhe recebeu em tom de brincadeira, dizendo-lhe: “vai trabalhar Zé da Mula”. Pronto: após esse fato,  o amigo José Firmindo passou a ser chamado por todos pela alcunha de “Zé da Mula”.

O tempo passou e o José Firmindo virou empresário. Atualmente, seu ponto comercial estampa na fachada a seguinte informação: Restaurante ZÉ DA MULA.  Eis, portanto, mais uma história de um vitoriense que é ficou mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *