Apelidos Vitorienses: NÉNEM DA JOELMA.

Dando continuidade a nossa coluna, Apelidos Vitorienses, que tem por objetivo maior revelar a origem da alcunha dos conterrâneos, que são mais conhecidos na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome, hoje, realçamos o motivo pelo qual o senhor Josenilson Francisco do Nascimento tornou-se o “Nénem da Joelma”.

Pois bem, contou-nos o senhor Josenilson Francisco do Nascimento que seus pais optaram pela letra “J”, como inicial para o nome dos filhos. Cinco irmãos – quatro homens e uma mulher –  e o nome de todos começa pela letra “J”. Josenilson, não fugiu à regra.

Ainsa bem novinho, o Josenilson, foi “rebatizado” pela avó, com o carinhoso apelido de “Nénem”. Em 1975, os pais do senhor Josenilson, em ato ousado, comercialmente falando, empreenderam num ponto comercial fixo, para venderem calçados, negócio que já desempenhavam antes, na feira-livre local. Em homenagem a filha caçula, Joelma, o nome fantasia da loja foi:  “Joelma Calçados”.

Trabalhando com pais e os irmãos no negócio da família, o senhor Josenilson acabou incorporando o nome fantasia da loja, como uma espécie de “sobrenome” ao seu já consolidado  apelido. Portanto, ais aí, mais um vitorienses que é mais conhecido na cidade pelo apelido – Nénem da Joelma – do que o pelo próprio nome de batismo – Josenilson Francisco do Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *