Muito obrigado, professora Regina.

Por ocasião da Missa de Ação de Graças, pela passagem dos dez anos da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência –  celebrada pelo Monsenhor Maurício Diniz, na Igreja Matriz de Santo Antão, no último sábado (17), encontrei uma pessoa muito importante na história da minha vida, sobretudo, no momento  em que serei empossado, a partir do próximo sábado (24), Acadêmico  efetivo da referida entidade (AVLAC).

IMG_2496
Os meus “primeiros passos” nas letras, por assim dizer, foram dados no Externato Sagrado Coração de Jesus, ou, para melhor entendimento: ESCOLA DA PROFESSORA REGINA, localizada na Praça Dom Luis de Brito, prédio vizinho ao Clube  Abanadores “O LEÂO”. Naquele tempo, início dos anos 70, acompanhados das minhas irmãs gêmeas, Alzira e Laura, não era preciso  nem  atravessar uma  rua sequer para chegar à escola, uma vez que morávamos na Avenida Silva Jardim, bastando, portanto, seguir pela mesma  calçada até à Praça da Matriz.

Lá, praticávamos o verdadeiro conceito moderno que diz: “todos juntos e misturados”. Alunos de idades diferentes  e,  portanto, com cargas didáticas distintas dividiam a mesma sala. Um sabia o que o outro estava estudando e vice-versa. Os mais adiantados, aproveitavam para “revisar” o que já  havia estudado e, os mais novos já começavam  a se familiarizar com os outros  assuntos, ainda por vir.

Na hora do recreio – atividade que hoje chamamos de intervalo – a professora Regina nos orientava na travessia da rua para “ganharmos” a Praça da Matriz. Hoje, ao reviver – mentalmente – essas imagens, pergunto: poderia existir, à época, lugar melhor, mais bonito, mais amplo que o Pátio da Matriz para se brincar na hora do recreio?

Portanto, ao encontrar a professora Regina, na Missa da Matriz, no último sábado, nesse  momento singular da minha vida, onde assumirei, a partir de amanhã (24),  a cadeira de número sete da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência cujo patrono é o meu avô Célio Meira, não poderia deixar de fazer esse registro marcante. Obrigado,  PROFESSORA REGINA!

1 pensou em “Muito obrigado, professora Regina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *