Aprovação das contas de Demétrius: Quem faltou com a verdade, Elias ou a Câmara?

Por ocasião da matéria postada em nosso Jornal eletrônico na última sexta (07) – Onde estava, então, o rombo que Elias disse ter encontrado na prefeitura se as contas de Demétrius foram aprovadas por unanimidade? – recebi várias ligações telefônicas, assim como, algumas pessoas fizeram questão de comentar pessoalmente comigo o seguinte: “Pilako, depois que li aquela matéria cai na risada”.

Durante a campanha para prefeito de 2008, todos lembram, Elias disse nos palanques que, caso fosse eleito prefeito iria promover uma cidade bem administrada. Usou, segundo comentários do deputado Aglailson Júnior na TV 58, uma manobra para enganar o eleitorado  que, entre outras coisas, prometia dá emprego ao povo. Esta tal manobra ficou apelidada,  pelo próprio deputado como: “Carteirinha da Safadeza”.

Foto - Jornal da Vitória - Ano XXV - nº 170 - Janeiro de 2009 - pág. 1

Foto – Jornal da Vitória – Ano XXV – nº 170 – Janeiro de 2009 – pág. 1

Pois bem, também é do conhecimento até dos “postes” da cidade que, ao assumir o comando da prefeitura em 2009,  das mãos do prefeito Demétrius, Elias Lira, juntamente com seu grupo político, fizeram questão de alardear aos quatro cantos da cidade que havia encontrado um ROMBO DE 29 MILHÕES DE REAIS NAS CONTAS DA PREFEITURA.

Por ocasião deste “Tal Rombo”, muitas pessoas que acreditaram na promessa do emprego, do então candidato a prefeito, Elias Lira e do seu vice, Henrique Filho, foram COBRAR A FATURA logo após eles terem assumido o mandato. Segundo comentários de alguns deles, receberam respostas do tipo: “ninguém pode dá emprego agora, espere as contas da prefeitura saírem do vermelho”.

Como justificativa para a inércia da sua administração,  nos três primeiros anos, Elias dizia estar saneando as finanças da prefeitura.

Apenas para ilustrar o que digo, gostaria de replicar o que falou  o prefeito Elias Lira, por ocasião de uma entrevista na Rádio Vitória FM, no dia 04 de novembro de 2011, ou seja, ele   com quase três anos no comando da prefeitura: “em dois anos e pouco, fiz quase nada”.

Disse também:

elias rindo“Encontrei a Prefeitura com este débito. Sem falar da frota de veículos quebrados. Passei dois anos sem poder receber recursos do Governo Federal e do Governo do Estado. Neste ano já consigo receber e estou fazendo tocando os trabalhos”

E disse mais:

“Meu adversário tem duas rádios e uma TV mentira, dizendo o que não se deve dizer. Por que eles não dizem que passaram oito anos e não fizeram. Mentem tanto que o povo não acredita mais. Eles dizem que Elias Lira é o prefeito dos ricos, eu digo que eu sou o prefeito de todos”

Muito bem, no ano de 2012, e os internautas  devem  lembrar bem, ano em que o prefeito Elias Lira foi candidato a reeleição,  as coisas começaram a mudar.  Elias “Deu carga” nas chamadas: ordens de serviços. Foi fogos até “umas horas”. Emprego a 3×4 na prefeitura e ainda dizia: agora as contas da prefeitura estão equilibradas. Como resultado deste “planejamento administrativo”, Elias ganha do povo da Vitória, mais um mandato de prefeito.

Desta vez, recebendo o governo dele mesmo  não teve de quem reclama. Como primeira medida de governo, Elias  promoveu na cidade, uma espécie de trabalho “semi-escravo” quando deixou  uma penca de pessoas na prefeitura, sob o argumento de que as finanças do município estavam  “apertada”, em estado de desespero, de pré-depressão, sem saber se continuava ou não empregada ou se para continuar no cargo teria que trabalhar sem receber. Eu mesmo, cheguei a participar de uma quotinha para pagar salário de pessoas que haviam prestado serviços e não haviam recebido.

Digo tudo isto, para reavivar a lembrança dos internautas, isso porque, pelo “modus operandi” dos primeiros messes da “nova” gestão do Governo de Todos (2013), podemos concluir que as coisas estavam mais “feia” do que a situação lá do início de 2009. Apenas estou supondo, a simples leitura dos fatos nos leva a pensar assim.

Pois bem, na primeira quinta-feira do mês de novembro de 2014, dia 06, aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores da Vitória, no Teatro Silogeu em função do plenário da Casa ainda se encontrar em reforma, onde ocorreu o julgamento, por parte dos vereadores, das contas do ano de 2008 que teve Demétrius Lisboa como principal ordenador de despesas da municipalidade, ou seja, as contas do seu mandato tampão como prefeito, conquistado com a renuncia do prefeito José Aglailson no início de 2008 para disputar uma vaga no legislativo municipal.

demetrius

Curiosamente, e digo curiosamente, por achar que isso deverá ficar grafado nas páginas do próximo livro que vai narrar a história da cidade (2010 a 2020), que  as contas do prefeito Demétrius Lisboa, referente a contabilidade do ano de 2008, foram  TODAS APROVADAS POR UNANIMIDADE PELA TOTALIDADE DOS VEREADORES DA CASA.

edmo

Outra coisa curiosa é que o atual presidente da Câmara, Vereador Edmo Neves, foi Secretario de Administração em 2009, na gestão de Elias e “conviveu”, de perto, com as afirmações do grupo que havia, nos cofres da prefeitura, um ROMBO DE 29 MILHÕES, e agora,  votou pela aprovação das contas de Demétrius.

Para finalizar, gostaria apenas de fazer uma pergunta: QUEM FALTOU COM A VERDADE, ELIAS LIRA E SEU GRUPO, AO AFIRMAR QUE EXISTIA UM ROMBO NA PREFEITURA QUANDO PEGOU  O GOVERNO DAS MÃOS DO EX-PREFEITO DEMÉTRIUS NO ANO DE 2009, OU A CÂMARA DE VEREADORES,  NA SUA TOTALIDADE,  QUE APROVOU AS CONTAS DE DEMÉTRIUS  RELATIVAS AO ANO DE 2008 POR UNANIMIDADE?

2 pensou em “Aprovação das contas de Demétrius: Quem faltou com a verdade, Elias ou a Câmara?

  1. Pilako, não sei se realmente houve desvio ou não, mas se não houve, Demétrius terá todo meu respeito, mas voltando as promessas de emprego do atual prefeito, acho um absurdo. Vivemos em uma economia capitalista, onde o poder estatal não deve interferir na vida da população a ponto da mesma precisar trabalhar para o estado para sobreviver. Prefeito, procure trazer empresas, elas irão trazer empregos, faça um cadastro das pessoas desempregadas e tente encaixá-las nas empresas, capacite-as, deixe dessa velha política. Cresça politicamente.

    Agradeço ao espaço.

  2. Pingback: Internauta Jadson Silva comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *