Internauta faz reflexão sobre discussão religiosa

Comentário publicado na matéria: Católicos do livramento “excomungados” pelos políticos da cidade.

Interessante! Muito ilustrativo! Ilustrativo porque, pelo menos pra mim, reflete o quanto empanhamos esforços em questões nada práticas da vida, como o conhecimento humano no além, que nada tem efeito sobre as questões práticas da realidade na qual estamos inseridos da primeira respiração até nossa última respiração!

Será por isso, por estarmos mais preocupados em lidar com assuntos do além, com a vida após a morte, com o que não sabemos, com o que será de nós após perecermos, apodrecermos como acontece com as frutas que caem das árvores, assim como acontece com seus troncos e folhas, que nos desfocamos da realidade e do que efetivamente precisa ser feito para sermos felizes, para cuidarmos do próximo, para darmos o melhor de nós mesmos na vida! E é sobre o melhor de nós mesmos, o que poderíamos fazer bem feito na vida, que acho que as questões do além (vida após a morte, vida eterna, inferno, etc) pesam mais! Por que me preocupo tanto com o que vai acontecer após minha morte, se confio em Deus, em sua força?!!! Por que não me detenho a aprender uma arte, à melhorar minha aparência, à rebocar as paredes laterais e traseiras da minha casa, a fazer calçadas bem construídas onde todos possam andar com dignidade, por que não me dedico à liberdade de pensamento fugindo de modelos de vida prontos, por que não valorizo o meio ambiente, as demais criaturas, onde está nossa busca pela perfeição e beleza, onde está nossas atitudes práticas em busca da perfeição!

Levamos uma vida na inércia, sem prestarmos muita atenção nos detalhes e essa é uma característica nossa, dos ocidentais, e vejamos como viviam os samurais, os povos dedicados à fazer tudo perfeito. Vivemos num tempo onde o tempo voa e cada dia mais a vida passa desapercebida pelo nosso estilo de vida. Vivemos uma vida desapercebida, dedicada às coisas passageiras, aos modismos e quando não, à repetição de mantras católico, protestantes, etc, não nos conduz a uma vida desperta, baseada no aqui e no agora, na sintonia com o Universo e seu criador (seja ele Deus ou um outro)! Por que não me ensinaram a ser feliz por mim mesmo, por meus pensamentos e atitudes, sem que eu tivesse que prestar contas, por que não posso ser ético, ser honesto e justo, ser feliz sem que eu tenha que prestar contas?

Pra mim, o Diabo é como o bumba meu boi! É folclórico! É mais uma invenção nossa como o Saci Pererê! O Inferno é como o Sítio do Pica Pau Amarelo! O Diabo e o Inferno está em nós mesmo, assim como o Saci Pererê e o Sítio do Pica Pau Amarelo, tudo vai depender de mim, da minha concentração, do que eu acredtido e da forma como vivo, do karma que gero, daquilo que materializo da poder que tenho em manter tais idéias no meu dia-a-dia!
Se Deus é perfeito e querendo estar do lado dele na vida eterna, temos que buscar a perfeição em tudo o que fazemos!

Pintar a nossa casa, caprichar em nossa aparência, fazer nosso trabalho bem feito, ser criativo, difundir idéias e conhecimentos, etc, isso sim, eleva a energia e contribui para o que é positivo! Isso não valorizamos e não aprendemos a valorizar e não é ensinado nas Igrejas e Templos! Quando não respeitamos o direito dos outros, quando afetamos o meio ambiente, estamos gerando karmas negativos e isso flui para outros locais, pessoas, seres e até nós mesmos: É a consequência de nossos atos – que vai gerar karma positivo ou karma negativo, mais um ou outro vai respingar em alguém ou algo, nem que seja apenas na minha consciência!

Há pessoas, a maioria delas, que vive se dedicando a uma vida futura, como se pagassem hoje o que irão usufruir amanhã! Se Deus nos colocou nessa vida é pra que vivamos e aprendamos a ser perfeitos, à buscar a perfeição, para que mereçamos a tal sonhada vida eterna! Se não pra quê estamos aqui? Para rezar trocentos Pai-nossos, milhares de Ave-Marias durante uma vida inteira!!!!

Fala sério, olhemos ao nosso redor, vejamos a grandiosidade do Universo, da ínfima partícula subatômica à vastidão inimaginável do cosmos! Cada estrela do céu é um sol igual ao nosso, ao do nosso sistema solar! Quantos sistemas solares existem? Se imagine na Lua olhando pra Terra, cadê o Céu?

E ainda como se não bastasse, além de nos acharmos superiores a todas as criaturas, além de darmos nome a tudo e cremos que somos a imagem de Deus, que Deus tem olhos, boca, etc, à acharmos que nós, dentre todas as criaturas do Universos somos a cópia fiel do Pai (pelo menos em imagem)! Ainda nos bastamos que termos uma vida regrada na inércia, em rituais de cânticos repetitivos (rezas), estamos satisfazendo esse Criador e comprando o passe para uma vida eterna sem sofrimento, só alegria!

Ora, quantos Pai-Nossos e Avé-Marias foram rezados na história da Humanidade? Que diferença faz se rezamos uma única vez na vida ou se rezamos à cada segundo? O que interessa são nossos atos! Você reza muito e vive na inércia? O que você faz para melhorar, elevar a energia do que está ao seu redor? Se eu fosse Deus, eu estaria de saco cheio de houver essas ladainhas dia e noite, século após século, como se esses mantras ocidentais fossem me agradar, logo eu, que criei tudo, vou precisar desses rendidos!

Sugiro que leiam sobre o budismo (há um livrinho bem interessante chamado: Budismo em quadrinhos) que ajuda a entender alguns conceitos da existência. Talvez isso nos ajude a termos uma vida desperta, menos ofuscada e aberta, onde possamos enxergar o que realmente faz milagres na vida: A mente desperta! Aí sim, acho que Deus vai ficar muito mais feliz conosco!

Religiosidade é bom, mas, à título que temos visto na história de nossa vida na terra, vamos pegar leve nesse tema e levá-lo menos à sério! Vemos prestar mais atenção na realidade, pois o que é nosso, está guardado!

Luiz Adeildo

2 pensou em “Internauta faz reflexão sobre discussão religiosa

    • LEIA MARCOS 13:34 – A CADA UM A SUA OBRA

      O que eu quis dizer no texto anterior também tem fundamento bíblico, conforme pode ser interpretado segundo MARCOS 13:34. Em outras palavras, o que se quer dizer é que: Faz mais pelo grande mundo de Deus aquele que faz o melhor em seu pequeno mundo! É a qualidade das pequenas coisas, que por serem muitas, ao formar um todo, faz com que nos elevemos em direção ao Reino de Deus e não o contrário! O dever de casa deveria ser outro! Em algum momento, espero, surja uma religião centrada nas ações de nos elevarmos aos Céus única e exclusivamente por meio de nossos atos, não de nossos pensamentos, não o contrário! Nos penalizamos mais intensamente pelo que pensamos, do que pelo que fazemos! Cobiçar a goiaba da casa do vizinho é, às vezes, mais pesado para a nossa consciência que pular a cerca dele e comer uma goiabinha!

      Querer trazer o céu até nós é muito difícil, o céu é maior que a terra! Ao invés de querermos que o céu desça, mediante nossos apelos, nossos mantras, nossas rezas, crenças, não seria mais fácil nós irmos até ele por meio de uma vida centrada na busca pela perfeição, tomando uma postura existencial mais adequada? Adequada no sentido de centrada na realização de nossa ações, nos efeitos de nossos atos positivos, quais sejam: Atender bem a um cliente, fazer bem nosso trabalho, construir uma laje que não vaze, costurar um botão de roupa que não caia, ser um professor que bem ensine e um aluno que bem aprenda, serviços bancários sem fila, bons atendimentos médicos, sermos vizinhos cordiais e não invadirmos os outros com nossos sons altos, não deixarmos bichos soltos nas ruas, só colocarmos o lixo pra fora quando for o dia do carro de lixo o recolher! Sermos bons Prefeitos nas nossa cidades! Sermos bons Veriadores também! Ensinarmos ética nas escolas, ensinarmos nossos filhos que a corrupção é como um câncer na sociedade.

      Roubar o povo e acumular riquezar não conduz o infrator a uma vida tranquila, a não ser que ele consiga se isolar do karma negativo que a ação dele vai gerar! Suponhamos um governante incope5en5e ou out40 corrupto, por mais riqueza que eles acumulem, estes atos não os livrará de ter uma vida em meio a turbulências causadas pelas insatisfações sociais de seus atos (karmas negativos), por exemplo: Vai que eles sofram algum acidente e sejam conduzidos para um hospital público emergencialmente (apesar de terem bons planos de saúde!) e lá sucumbam nos corredores por maus tratos devido falta de recursos que eles mesmos roubaram! Ou que um ladrão pule o muro deles porque só foi ladrão por falta de oportunidade devido má administração pública! Tudo respinga! É o karma (é a relação de causa e efeito)! E se Deus nos colocou nesse mundo para provarmos que somos dígnos de nos elevarmos aos céus pelos nossos atos? O modelo atual diz que se eu rezar, adorar imagens, for à missa ou culto e obedecer o pastor e também maldizer o pobre do satanás, eu já estou cumprindo meu dever de casa! A tarefa de casa não deveria ser outra?
      Nossas escolas ensinam nossos filhos a serem corretos, ensinam ética, moral, bons costumes? Não! Ensinam o diagrama de Linus Pauling, a Tabela Periódica, Geometria e Progressão Geométrica – tudo muito importante, mas estudamos tudo isso em excesso, pelo que a aplicabilidade na vida prática é quase nenhuma! Deveríamos estar ensinando Ética, bons costumes, Código do Consumidor, a Constituição Brasileira, Direitos Humanos, Educação Sexual, prevenção de doenças e ações para termos um estilo de vida saudável e qualidade de vida! Deveríamos embutir tudo isso na cabeça de nossos filhos, assim como fazemos com as histórias bíblicas, com nossos cultos e missas, com as rezas repetidas, com nossas fantasias! Nossos salmos deveriam ser outros!

      Mas, somos muitos e pensamos de formas as mais diversas possíveis, não somos como formigas que caminham e agem num único impulso, o da coletividade. Unir todos num único pensamento é impossível!

      Às vezes escuto no rádio do carro, por falta de opção, a Voz do Brasil, programa radiofônico que há décadas transmite os “feitos” de nossos Três Poderes: Se tudo o que já foi dito naquele programa em apenas 05 anos fosse verdade ou realmente acontecesse ou surtisse o efeito desejado, o Brasil seria uma das nações mais avançadas! Vivemos num mundo de faz de conta! De ôba ôba!

      Tenho que aguentar um racista ocupando a presidência de uma comissão de direitos humanos e que mesmo contra a opnião pública e de seus pares insiste em não largar o osso! E o pior, ele acredita no satanás! E ainda acha que está cheio do espírito santo!

      Leiam MARCOS 13:34 e vejam se o caminho para a salvação não é fazermos cada um a nossa parte, conscientemente, centrados na realidade, pois só ela nos mantém em contato com nosso verdadeiro ”EU”.

      Leia também, pra começar, BUDISMOS EM QUADRINHOS PARA INICIANTES – é só procurar no google pra ver detalhes. Em qualquer livraria tem. Em Recife é claro, porque vitória não tem livraria, só papelaria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *