Internauta faz questionamentos quanto a segurança pública.

Amigo Pilako,

Ainda durante essa semana que nos encontramos (não me recordo o dia certo) li no jornal “Diário de Pernambuco” e também foi veiculada matéria no Bom dia Pernambuco (da Rede Globo) sobre um assalto ocorrido em Setúbal (no Recife) a uma das lojas do Carrefour que no momento estava sendo abastecida por “Carro Forte” e, na ocasião, uma cliente e um popular que passava no momento foram baleados em função da troca de tiros que ocorreu durante o assalto.

Pois bem, me reportei de imediato a situação que ocorre aqui na nossa cidade em relação aos famigerados “Carros Fortes” que abastecem as agências bancárias em Vitória. Como meu conhecimento jurídico é restrito às leis por todos conhecidas, gostaria de fazer alguns questionamentos e, se possível, ter a resposta de algum especialista ou (acho difícil, uma vez que nem animais são recolhidos das ruas da cidade) do Poder Público Municipal. Vamos lá:

1º) Que lei de trânsito autoriza esses veículos pararem aleatória e literalmente no “meio da rua”, impedindo o trânsito (que já é caótico em Vitória) flua normalmente (quem já não se viu envolvido em engarrafamento provocado por essas “paradas no meio da rua”)?

2º) Porque esses “abastecimentos” das agências não são realizados durante a madrugada? Quando não haveria fluxo de “civis” nas agências impedindo, por ocasião de algum assalto (como o ocorrido na capital pernambucana) que houvesse vítimas que nada tenham em haver com o evento”? (SERÁ QUE OS HORÁRIOS SÃO PROPOSITAIS PARA QUE AS PESSOAS COMUNS – COMO EU, VOCÊ OU QUALQUER UM DOS LEITORES AQUI DO BLOG – SIRVAMOS DE “ESCUDO” PARA UM EVENTUAL ASSALTO)?

3º) Quem pode evitar que nossas crianças tenham que conviver com “guardas patrimoniais” armados até os dentes nas portas das agências impedindo às vezes até que as pessoas trafeguem nas calçadas em horas de “abastecimento das agências” (como eu já fui testemunha ocular de uma senhora idosa que foi advertida quando passava pela calçada por um desses “guardas patrimoniais”)?

Ficaria muito agradecido se alguém pudesse responder essas perguntas, pois é indignante esse tipo de situação ainda ocorrer sob os olhares das autoridades civis e militares e nada ser feito.

Tadeu Prado

2 pensou em “Internauta faz questionamentos quanto a segurança pública.

  1. 1º) Relamente é muito errado os carros forte pararem no meio da rua! Acho que cabe ao batalhão de polícia de transito fiscalizar isto. Por exemplo a Agência do Banco do Brasil de nossa cidade, até onde eu sei é proibido o estacionamento de veículos em frente a mesma, já para deixar a vaga livre para o carro forte. Mas sempre está cheio de motos estacionadas ali!

    2º) Os abastecimentos das agências não acontecer de madrugada pois depende da previsibilidade de demanda por dinheiro, e outra, creio eu que de madrugada seria muito mais fácil para a bandidagem. Pois não existe transito, o movimento é menor e uma série de outros fatores. Além do mais coloque-se no lugar do bancário que teria que ficar sozinho na agência durante a madrugada para fazer a recepção ou entrega dos valores!
    Pra você ter ideia do quanto a madrugada é mais perigosa, saiba que as agências tem um limite de valor que pode passar de um dia para o outro.

    3º) Quem pode evitar que nossas crianças convivam com guardas armados até os dentes somos nos mesmos, pois banco não é lugar de criança!

    Espero ter colaborado para sanar as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *