As Danças de Salão: Forró

O forró faz parte da história brasileira. É um ritmo envolvente. Inicialmente, típico dos festejos juninos, tornou-se hoje numa dança comum em todo o País independentemente da época. No forró, as pessoas dançam agarradinhas e se deixam envolver pelas emoções que só ele proporciona.

Com as suas raízes no Nordeste, não se sabe ao certo como, onde e quando ele apareceu. Mas, com certeza, ele chegou a São Paulo e aos demais estados do Sudeste e do Sul por intermédio de Luiz Gonzaga, por volta dos anos 40.

Há quem diga que a palavra forró deriva da expressão inglesa for all (para todos), pois estava escrita, em placas e nas portas dos bailes promovidos em Pernambuco, no início do século, durante o período de construção das ferrovias, pelos ingleses.

Hoje, o forró moderno é constituído por baterista, guitarrista, baixista e outros equipamentos eletrônicos, trazendo um novo estilo de dança. É mais alegre, sensual, carismático e todas as pessoas, de todas as idades e de diversas classes sociais se alegram e se divertem ao som desse ritmo.

Dia Nacional do Forró

Foi instituída pela Lei nº 11.176  sancionada em 2005 pelo presidente Lula instituiu a data comemorativa, que homenageia Gonzagão.

No dia 13 de dezembro o ‘País do Carnaval’ vai parar pra comemorar, em grande estilo, o  Dia do Forró.  em Pernambuco na cidade de Exu tem o grande encontro de forrozeiros.

No Brasil, um país de dimensões continentais tão acentuadas e de tantas diversidades culturais, é na música e na dança que o ‘jeitinho brasileiro de ser’ se manifesta com força marcante, demonstrando ao mundo uma forma de se expressar peculiar do povo brasileiro. E, com certeza, o forró é uma dessas grandes manifestações, onde se dança o baião, o xote, a toada e o xaxado, em todo o território nacional.

Você tem vontade de aprender dança de salão e várias outras?
Clique aqui e saiba como!

Manoel Neto

Você sabia que dançar faz bem a saúde? Leia também:
Os benefícios da Dança de Salão para o corpo e para a mente
Quantas calorias é possível queimar em uma hora de aula?

1 pensou em “As Danças de Salão: Forró

  1. Adorei saber que Neto continua com as aulas de dança de salão. Hoje moro em Juiz de Fora e, relembrei com saudades, a época em que fui sua aaluna. Dançar faz bem para o corpo e para a alma. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *