Na manhã de ontem (21) ocorreu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória um evento comemorativo pela passagem dos 7 anos da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – sob o comando da sua presidente a professora Severina Moura.
A instituição surgiu da iniciativa do senhor Severino Militão, escritor que apresentava-se com o nome de MELCHISEDEC, vitoriense atuante, que após muitos anos ausente da sua terra, retornou com o propósito de edificar cultura na terra natal.
Durante o evento a diretoria apresentou uma espécie de balanço de gestão, que apesar das dificuldades vem avançando nos seus objetivos que, entre outros, é de promover cultura e incentivar a leitura.
A instituição aproveitou ainda o clima de comemoração pela passagem do Dia do Professor, ocorrido no último dia 15, para homenagear alguns profissionais presente ao evento. Os homenageados foram: Marilene da Paz, Serafim Lemos, Maria José Gomes Tavares e Adeilda Gouveia Dias.
Na ocasião a diretoria, nas pessoas de Severina Moura e Maria de Fátima, destacou a importância que o Blog do Pilako vem dando na divulgação e apoio aos movimentos culturais da cidade, realçando o resgate dos grandes nomes que fizeram parte da história vitoriense, como bem citou a professora Fátima, ao falar dos textos do Professor José Aragão que sempre que temos oportunidade estamos replicando.
No encerramento, os presentes foram brindados com algumas poesias declamadas pelos alunos da professora Marilene da Paz.


Parabens caro Pilako, pela divulgaçao cultural que sempre apresenta em seu blog, fazer cultura é dificil, mas nao será impossivel, enquanto existir pessoas dispostas a vencer as diferenças e com vontade de criar… obrigada por está sempre presente na AVLAC., Nos honre sempre com sua presença, abraços.
Obrigado Professora..