
Durante as festividades MOMESCAS um sem números de desfiles, animados por orquestra de frevo, são realizado na nossa Vitória de Santo Antão. Como manda a liturgia carnavalesca na Terra de Santo Antão, as agremiações partem de um determinado ponto e depois de cumprir o roteiro oficial do carnaval, voltam para o seu ponto de partida.
Entre os muito animados foliões nativos, destacamos à participação do amigo carnavalesco Antônio Freitas. Sem mais o vigor físico de um garoto de vinte anos para marcar o passo, Tonho, é um apaixonado pelo genuíno ritmo pernambucano.
Tonho, Falo sobre carnaval o ano inteiro. Portador de uma memória privilegiada ele sabe na “ponta de língua” todos os detalhes do nosso carnaval das últimas décadas. Aliás, diz Tonho aos amigos: “eu tenho o ano inteiro para ficar sentado à mesa, com os amigos bebendo. Carnaval não é para ficar sentado, perdendo tempo, tem que circular para ver tudo e acompanhar a maioria dos clubes”
Pois bem, que você ver passar uma orquestra de frevo passando, observe que lá estará o amigo Antônio Freitas, caso não esteja, certamente ele estará acompanhando outra agremiação carnavalesca que está desfilando no mesmo horário. Sendo assim, não posso deixa de eleger o amigo Tonho, como um dos Patrimônios Vivos do Carnaval da Vitória de Santo Antão.