Retrospectiva Vitoriense 2014: Fatos políticos e administrativos.

admin

jan

Árvore

cortandoO início do ano foi marcado por protestos nas redes sociais contra a equivocada decisão da prefeitura na questão da derrubada de árvores em vários pontos da cidade. Em função deste movimento, o prefeito recua e preserva uma parte das árvores na reforma das praças 3 de Agosto e Restauração.

fe

Inauguração da Praça Leão Coroado

LEÃO (4)

Foto: Portal V1

Com a abertura da Praça Leão Coroado ao público, após uma reforma, no dia 28 de fevereiro,  o prefeito Elias Lira  marca  administrativamente sua administração em 2014 com  uma série de reformas em praças nas mais diversas localidades. Destaques para a Praça da Restauração e 3 de Agosto.

 

MAR

O Pior Carnaval da História.

palhacoEm função das novas medidas impostas às agremiações carnavalescas pela prefeitura,  principalmente no  que diz respeito ao percurso oficial do carnaval, assim como a desativação do tradicional “Quartel General do Frevo”, localizado na Praça Duque de Caxias e também por conta da força desproporcional usada pela Polícia, resguardada por um Termo de Ajustamento de Conduta produzido no Ministério Público local, o carnaval da Vitória 2014, segundo  diretores de agremiações, comerciantes e foliões em geral,  entra para a história como: O PIOR CARNAVAL JÁ OCORRIDO NA CIDADE.

MAI

Taxa do Lixo.

taxA criação de uma taxa extra, cobrada pela prefeitura no  carnê do IPTU, que contou com a aprovação da Câmara de Vereadores, que tinha por finalidade o melhoramento no recolhimento de entulhos e lixos nas vias públicas, após grande insatisfação da população, não melhorou substancialmente os serviços de limpeza na cidade.

JUN

São João

SÃO JOÃO DE VITÓRIA

Foto: Nossa Vitória PE

Após a efetivação do Pátio de Evento Otoni Rodrigues, a prefeitura muda de postura em relação ao critério da promoção do São João da cidade, e promove uma  festa junina com algumas atrações  de reconhecimento nacional.  Em alguns dias,  um  bom público se fez presente.

JUL

Zona Azul.

Foto: Nossa Vitória PE

Foto: Nossa Vitória PE

É implantado pela prefeitura, através da AGTRAN e a empresa Sinal Park, o estacionamento “Zona Azul” na cidade. A efetivação do novo sistema gera na população uma insatisfação por conta dos altos preços cobrados pelos serviços, assim como uma grande discussão é aberta nas redes sociais por conta do percentual de recurso repassado para a empresa terceirizada.

SET

Uso da Máquina Pública.

IMG_8720nibus2Com a candidatura ao cargo de deputado estadual do filho do prefeito Elias Lira, nossa cidade revive tempos  de uso escancarado da máquina pública (prefeitura) em campanha política.  O blog do Pilako  denunciou, no dia 04 de setembro, que um ônibus vinculado a secretária municipal de saúde local transportava militantes do candidato, Joaquim Lira,  filho do prefeito e primo da secretária da pasta.

OUT

Deputados Estadual  da Terra eleitos.

natalVitória mantém tradição de eleger deputado estadual  da terra e manda para a Assembleia Legislativa do Estado três representantes. Henrique Queiroz (10º mandato), Aglailson Júnior (4º mandato) e Joaquim Lira ( 1º mandato).

Deputado Federal Apoiado Por Empresário é o Mais Votado.

Revista-Prêmio-RECALL-DE-MARCAS-Jornal-do-Commercio-2012-pág26

Foto: Helia Scheppa/JC Imagens

A grande novidade da eleição em nossa cidade,  foi o grupo liderado pelo empresário, Alexandre Ferrer,  consagrar ao seu  candidato a deputado federal, Jarbas Vasconcelos, o primeiro lugar na votação local com 12.676 sufrágios.

 

 

 

Grupo Aposente Um Vereador Vitoriense Se Fortalece.

panfleto Andre CArvalhoA grata surpresa nas eleições estaduais, no plano local, foi o fortalecimento do Grupo Aposente Um Vereador Vitoriense que, através da candidatura ao parlamento estadual do jovem André Carvalho,  pelo partido PSOL, propiciou à conquista do primeiro mandato de deputado estadual em Pernambuco pelo partido.

NOV

Câmara de Vereadores Aprova as Contas do Prefeito Demetrius.

demetriusMesmo com parecer técnico do TCE (Tribunal de Contas do Estado) pedindo a rejeição, no dia 06 de novembro a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade as contas relativas ao mandato tampão do prefeito Demetrius Lisboa exercido em 2008. A aprovação deixou o prefeito Elias Lira sem ter o que dizer, isso porque, quando assumiu seu terceiro mandato como prefeito em janeiro de 2009 afirmou ter encontrado na prefeitura um rombo de 29 milhões.  Nas redes sociais e nas praças a população fica a se perguntar: quem faltou com a verdade, o prefeito Elias Lira ou Câmara de Vereadores?

Demissão em Massa.

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

Com o fim da campanha política, o prefeito Elias Lira promove demissão em massa  dos funcionários contratados da prefeitura. Em muitos casos, os funcionários são “convidados” a trabalhar sem receber salários nem 13º para manter o emprego. Vitória revive uma  espécie de  regime “semiescravidão”  em pleno século 21.

DEZ

Contas Rejeitadas.

joaquim liraAntes de  ser diplomado deputado estadual, Joaquim Lira, tem suas contas eleitorais desaprovada por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Entre os erros apontados estão: número de inscrição no CPF de doador inválido; valores divergentes entre recibo e doação; não comprovação de avaliação de preços praticados no mercado; ausência de comprovação de propriedade de bens doados; e inaplicabilidade dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. O valor,  por ele prestado contas à Justiça Eleitoral,  foi de  R$ 986.140,64.

Reforma no Prédio Histórico.

casaraoDepois de ser interditado por risco de desabar, o Prédio da Câmara de Vereadores da Vitória, localizada na Praça 3 de Agosto, foi entregue à população,  totalmente reformado no dia 22 de dezembro. A  construção do  prédio data do final do século 19 (1893).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *