Momento Cultural: MELCHISEDEC – LEI DE EVOLUÇÃO

Melchisedec

Chamamos Evolução ao desenvolvimento que a vida sofre através dos tempos. Toda Evolução consiste em uma vida que se desenvolve passando de uma forma a outra a armazenando em si mesma, experiências que adquiriu através dessas formas.

A Lei de Evolução se manifesta pela transformação do simples no complexo, do indiferenciado no diferenciado, no uno no múltiplo. Observemos também que a Evolução não é um fenômeno limitado ao gênero humano, ele é também cósmico e universal.

Todos os seres, todas as formas no universo estão em constante evolução. Existem diversas linhas de evolução, por exemplo: os animais não pertencem a linha de evolução dos humanos. Eles têm três tipos de linha evolucionária no reino animal:

1 – Os carnívoros e ferozes – as feras;

2 – Os frutíferos – menos ferozes – macacos e outros;

3 – Os herbívoros – mansos ovelhas, boi, vaca, cavalo.

Em se tratando do homem, observamos três grandes linhas de evolução: a física, a espiritual e a intelectual. A física, marcando a descida do espírito à matéria e os polos opostos da natureza humana; a espiritual, que resulta da subida do espírito, usando a matéria para expressar seus poderes; a intelectual, como meio de ligação entre o físico e o espiritual, trazendo a compreensão da nossa verdadeira natureza divina, porque essa maravilhosa natureza, é realmente Deus em forma manifestada.

A evolução do ser humano não se dar simplesmente através do desenvolvimento intelectual, pois o intelecto é apenas o instrumento de que se vale o espírito para sua manifestação.

A evolução deve atingir também a personalidade de maneira geral, para que o espírito possa modelar o mecanismo orgânico para dele fazer seu abrigo durante a existência no plano físico.

Toda ação intelectual deve ter sempre por supremo objetivo, o melhoramento, o progresso e a felicidade do ser, mantendo, de maneira harmônica e equilibrada o estado evolucional entre o espiritual e o físico.

São três os vestíbulos da evolução humana:

1 – Ignorância; 2 – Conhecimento; 3 – Sabedoria.

São sete os aspectos da evolução humana:

1 – Caridade; 2 – Amor; 3 – Harmonia; 4 – Paciência; 5 – Vontade Suprema; 6 – Força; 7 – Contemplação.

Existe uma espiral evolutiva, pela qual passam todas as coisas e todas as coisas e todos os seres. Cada volta da espiral é um ciclo. Cada ciclo submerge no próximo e as espirais são contínuas, sendo cada ciclo o produto mais elaborado do precedente e o criador dos mais desenvolvidos estados que o seguem. Em se tratando do homem particularmente, observamos três grandes linhas de Evolução: 1 – A Espiritual; 2 – A Física; 3 – A Intelectual, representando o ponto de ligação ante as duas.

A Evolução espiritual representa a lenta descida, degrau por degrau do espírito na matéria. A Evolução física resulta da subida do espírito usando a matéria que transforma para expressar os seus poderes inerentes. Assim, temos duas linhas evolutivas e o seu ponto de ligação, a Evolução Intelectual. A união dessas três linhas evolutivas, a espiritual, a física e a intelectual, traz a compreensão de nossa verdadeira natureza e também assim, da natureza divina, pois essa maravilhosa natureza humana é realmente Deus em forma manifestada.

O homem, veio do infinito, através de vários canais finitos. No início, o corpo animal serviu de veículo para canalizar a vida humana através de vários canais finitos até o seu estado atual.

O ser humano, através dos tempos ultrapassou o seu estado original, alcançando o desenvolvimento da mente, atingindo a intelectualidade.

O homem intelectual de hoje, será o homem racional de amanhã. Anatomicamente, ele não mudará, mas funcionalmente o seu cérebro sofrerá modificações a fim de pode captar as vibrações cósmicas que ainda não percebe.

O cérebro humano racional do futuro, estará afinado de tal forma que seus nervos cerebrais captarão vibrações superiores do Universo, em forma de mensagem.

Todos os seres humanos, sem exceção, iniciaram sua evolução, pela tomada da matéria. O Criador, concedeu-lhes uma centelha de vida que passou animar a matéria de que estavam revestidos, e os fez seres conscientes, livres e responsáveis perante as Leis.

O Ser Humano iniciou a sua evolução, na sublime tarefa de iluminar as veredas na grande peregrinação cósmica em busca da Sabedoria, dividindo com seu semelhante um pouco dos conhecimentos adquiridos.

Começou também para ele, o preço da liberdade e da responsabilidade perante as Leis de Deus. Constantes foram os tropeços na caminhada. Grandes foram às causas e dolorosos foram os efeitos, gerando o Carma, consequência de um rosário de culpas. Dura foi a luta travada para exaurir o Carma, a fim de que um dia, quando for determinado pelo Lei, possa transpor os umbrais do Grande Portal que dá acesso ao Centro onde a Vontade de Deus é conhecida e onde os Seres Superiores o esperam para a exaltação. Portanto, livre do pesado fardo da matéria e isento do culpa, poderá voltar à terra, como verdadeiro missionário, ou então, continuar como centelha inteligente e divina, no trabalho cósmico, até a total fusão com a Luz Plena da Sabedoria Eterna.

Mas, para que tudo isso possa acontecer, e necessário a prestação de serviços à humanidade, oferecendo-se à ela numa doação de amor e caridade, usando todo potencial divino, próprio do Ser Humano. É preciso sair da inércia para realizar a tarefa santa para a qual foi escolhido.

Cada um possui a energia divina, a espera da palavra mágica que abrirá o Portal da Sabedoria, a fim de que os Iluminados Seres indiquem o caminho da iluminação espiritual.

Como centelhas divinas disseminadas sobre o planeta, os Seres Humanos despertam a cada nova experiência, para a grande realidade da vida cósmica e trabalham intensamente para se auto-realizarem, como base nos atributos que lhe são próprios, fazendo o verdadeiro evolucionário, na constante preocupação de transformar o homem terráqueo, no Ser Angelical. Essa graduação tão desejada e quase majestosa será no amanhã cósmico, uma realidade.

Sabemos que os Seres Humanos são minúsculas figuras errantes no planeta, sempre atraídos pelas sombras cheias de fantasmas ilusórios que perturbam a caminhada. Todos os habitantes do planeta, estão separados do mundo espiritual por uma cortina densa de matéria que impede a passagem da Luz Cósmica.

Evolução não deve ser só a mental, nem no emocional, isto é apenas nos sentimentos, mas, deve incluir o próprio corpo, já que é difícil harmonizar uma alma altamente evoluída em um corpo cheio de vícios e doenças. Do mesmo modo que trabalhamos para educar e treinar nossa mente e nosso espírito, também devemos educar e treinar nosso corpo.

Exageramos quando abandonamos nosso corpo, pensando que assim fazendo chegaremos a evoluir. Não atingiremos a evolução com fanatismo e religiosidades. Temos que ser positivos, equilibrados e de pensamentos puros.

O processo evolucionário vem gradativamente, na medida em que nos tornamos simples, humildes e quando buscamos compreender o universo e a vida.

O ser humano está dentro da expressão máxima da verdade, conservando dentro de si, suas próprias frequências, adaptando, harmonicamente a matéria ao seu campo de expressão própria, porque ela se eletrifica e se magnetiza em consequência da mesma força que circula a terra.

É preciso destruir as muralhas que nos envolvem e abrirmos nossos pensamentos para Deus, respeitando, conservando e venerando tudo de bom e belo que a Natureza nos oferece.

Teremos que buscar nossa independência, como fator preponderante para a nossa escalada rumo à ascensão espiritual.

É necessário que nos libertemos de todos preconceitos que a sociedade nos impõe, do orgulho, da vaidade e da hipocrisia, porque a ascendência espiritual é contrária as normas estabelecidas por uma sociedade constituída de orgulhosos, exploradores, corruptores e corruptos dos princípios sagrados da Lei da Evolução.

Essa sociedade acorrenta as criaturas, impedindo-as de se libertaram dos complexos que as subjugam aos interesses inferiores dos sentidos e as tornam prisioneiros dos vícios.

O Ser Humano está dentro da expressão máxima da verdade, encaixando dentro de si as próprias frequências, adaptando a harmonia da matéria no seu campo de expressão.

É preciso que o ser humano destrua a muralha que o envolve e abra seus pensamentos para Deus.

 A evolução dos Anjos se desenvolve paralelamente a dos seres humanos. Eles são os mensageiros divinos e se desenvolvem através de irradiações. Por meio do controle das energias disponíveis, aprendem como chegar a ser um Arcanjo, um Serafim, um Querubim ou outros seres elevados que zelam e protegem os Sistemas Planetários, as Galáxias e o próprio Universo.

Os Anjos não tem corpos densos como nós, seus corpos são constituídos de matéria mais sutil. Suas estruturas variam de acordo com a tarefa que desempenham no plano divino. Seus corpos estão revestidos com roupagem flutuante e de várias cores. Eles são os guardiões dos planetas e se encarregam da propagação da força. Suas mentes são diferentes das nossas e não transgridem as Leis Cósmicas. Não conhecem a morte, porque são eternos.

Através da revelação, conhecemos nove ordens de Anjos:

1 – Querubins: São os excelsos seres no esplendor da sabedoria;

2 – Serafins: São os que mais ardem de Amor Divino;

3 – Tronos: Os que contemplam a glória dos Divinos julgamentos;

4 – Dominações: Os que regulam as atividades e deveres dos demais Anjos.

5 – Potestades: Os que presidem a vida dos povos e servem como grandes governadores angélicos das Nações do mundo.

6 – Arcanjos: São os Assessores para assuntos de magna importância e chefiam as legiões de Anjos e com os Senhores da Criação, forma o poder Legislativo dos Sistemas Solares. Os arcanjos que presidem o nosso Sistema Solar são: Miguel, Gabriel, Rafael, Samael, Jofiel, Ezequiel e Uriel.

7 – Anjos do Poder: Os que refreiam os espíritos que se encontram nas trevas;

8 – Virtudes Celestes: Os que tem o poder de operar prodígios;

9 – Anjos Guardiões: Os que protegem os seres humanos desde o nascimento até a morte e os conduzem na passagem do Umbral.

Surgiram assim, dos nove Auto-Gerados, a sequência das sete tônicas das estruturas energéticas verdadeiras, múltiplas e cósmicas das Hierarquias Criadoras.

(VERDADES FUNDAMENTAIS – MELCHISEDEC – pág. 15 a 20).

1 pensou em “Momento Cultural: MELCHISEDEC – LEI DE EVOLUÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *