CURIOSIDADES MUSICAIS: A HISTÓRIA DAS AVE MARIAS

avemaria

A Ave Maria é uma oração da Igreja Católica de saudação a Maria. Foi escrita originalmente em Latim, baseada do Evangelho de Lucas. Com o passar dos anos, ela foi traduzida para vários idiomas. As Ave Marias mais conhecidas são: com a melodia criada pelo Francês Charles Gounod (Ave Maria de Gounod), cantada em Latim e com a melodia do Austríaco Franz Peter Schoubert (Ave Maria de Schoubert) cantada em Alemão.

Vários outros compositores escreveram música para o texto da Ave Maria; entre eles o alemão Johann Sebastian Bach, o italiano Giuseppe Verdi e o também italiano Giacomo Puccini.

A Ave Maria de Gounod/Bach é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em Latim de Ave Maria, escrito pelo compositor Charles Gounod em 1859. Ele escreveu Ave Maria usando como base a harmonia e a textura do prelúdio nº 1 em Dó Maior do livro I de O Cravo Bem Temperado, composta por Bach, cerca de 137 anos antes. Gounod adiciona um compasso de modo a suavizar a mudança rápida da harmonia do prelúdio.

Primeiramente escreveu uma melodia sobre o prelúdio de Bach, a qual deu o nome de meditação, Gounod uniu o texto de Ave Maria a esta melodia e dedicou a sua namorada. Conhecida como Ave Maria de Gounod, deveria ser também conhecida com Ave Maria de Gounod e Bach. A curiosidade é que Bach é um dos principais compositores protestante da História. Gounod no final de sua vida se dedicou a música religiosa, chegando a compor o Hino do Vaticano. A música é então uma parceria entre um protestante e um católico.

A popular canção católica Ave Maria de Franz Schoubert, na verdade, originalmente, não tinha a letra do Ave Maria em Latim. A letra faz menção à uma canção do poema épico popular de Walter Scott (A Dama do Lago), em uma tradução alemã por Adam Storck e portanto, faz parte do Liedrzyklus Vom Fraulein Vom See (Ciclo de canções para A Dama do Lago), de Schoubert em 1825. A letra refere-se a Ellens Gesang III (a terceira canção de Ellen – Hino à Virgem). As palavras de abertura e o refrão da música de Ellen, o Ave Maria, pode ter levado a ideia de adaptação da melodia de Schoubert como uma definição para o texto integral da tradicional oração católica Ave Maria. A versão latina do Ave Maria é agora tão frequentemente usada com a melodia de Schoubert que levou ao equívoco de se pensar que originalmente a melodia foi feita para o Ave Maria.

Ave Maria de Schoubert – na voz de Helene Fischer

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Esta entrada foi publicada em Curiosidades Musicais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *