Curiosidades Musicais: Luiz Ayrão – por Léo dos Monges

L

Luiz Gonzaga Kedi Ayrão – Luiz Ayrão – nasceu no Rio de Janeiro em 19 de janeiro de 1942.

Filho de Darcy Ayrão músico e compositor que faleceu em 1955. Na casa de seu tio, Juca de Azevedo, saxofonista, costumavam frequentar grandes artistas, como Pixinguinha e João da Baiana.  E foi nesse ambiente que Luiz Ayrão cresceu. Foi também através de seu tio que aos 20 anos ele passou a conhecer vários outros artistas, entre eles, Ataulfo Alves, Osvaldo Santiago e Humberto Teixeira. Formou-se em Direito e atuou como advogado e procurador do BEG – Banco do Estado da Guanabara.

Em 1963 compôs sua primeira canção “Só Por Amor”, gravada por Roberto Carlos, que também gravou em 1966 “Nossa Canção”. Um dos maiores sucesso romântico do cantor.

Em 1973 em homenagem à Portela, gravou a música “Porta Aberta” de sua autoria e foi seu primeiro sucesso como cantor.

Em 1975, lançou o disco Missão, que teve como sucesso as músicas “Bola Dividida”, de sua autoria e “Saudade da República”, de Artúlio Reis.

Ainda em 1978, gravou o LP O Povo Canta, interpretando “Jogo Perigoso” também de sua autoria, “Amor Dividido” e “Violão Afinado”, ambas em parceria com Sidney da Conceição.

Participou de muitos programas de televisão, tendo gravados vários discos e ganho muitos prêmios. Participou de vários shows em países da América Ltina, Estados Unidos da América, Itália, França e Japão.

Duas grandes paixões de Luiz Ayrão além da música são, o futebol, torcedor fanático do flamengo e a Escola de Samba Portela.

Entre seus grandes sucessos, podemos destacar: O Lencinho, Porta Aberta, Nossa Canção, Amantes, Águia na Cabeça, Bola Dividida, Conto Até Dez, O Lobo da Madrugada, Quero que Volte e Amor Dividido.

AMOR DIVIDIDO (LUIZ AYRÃO)
AUTOR: (LUIZ AYRÃO E SIDNEY DA CONCEIÇÃO).

Deixa amor
Que e te aperte em meus braços
Que te sinta nos compassos
Da batida do meu coração

Quero amor
Me embriagar de desejos
Me afogar nos seus beijos
Num vendaval de paixão

Esqueça amor
Aquele mundo lá de fora
O importante agora
É nos amarmos muito
Amor lhe pouco importa
Que por detrás daquela porta
Divida o nosso amor

Mas eu sei que um dia não vai ter mais despedidas
Vamos ficar juntos pra toda vida
Ninguém mais vai nos separar

Meu amor

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *