Curiosidades Musicais: RENATO E SEUS BLUE CAPS

renatofoto-3 (1)

O “embrião” do conjunto Renato e Seus Blue Caps são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock´n Roll de Elvis, Litle Richard e Bil Halley, os rapazes começaram a imaginar que poderiam participar de programas de Rádio, fazendo mímica das músicas de sucesso, algo que era bastante comum naquela época. Após uma apresentação desastrosa na Rádio Mayrink Veiga, no programa “Hoje é dia de Rock”, de Jair Taumartugo, passaram a se dedicar à música ao vivo. Até aí não havia sido formado um conjunto e haviam adotado o nome de “Bacaninhas do Rock da Piedade”, numa alusão ao bairro em que foram criados, no Rio de Janeiro. Logo se juntaram aos irmãos barros os amigos Euclides (Guitarrista) e Gélson (Baterista) e o saxofonista Roberto Simonal (irmão do cantor Wilson Simonal).

Já com o nome de Renato e seus Blue Caps, inspirado em Gene Vicent, o grupo se apresentou no mesmo programa, tocando e cantando “Be Bop a Lula”, e obteve o primeiro lugar da semana e posteriormente, o prêmio do melhor do mês. Ainda em 1960 gravaram o primeiro disco de 78 rotações, pela gravadora ciclone, em que acompanhavam o grupo vocal “Os adolescentes”. Após uma participação no programa do Chacrinha, na TV Tupi, foram contratados pela Copacabana, onde lançaram dois 78 Rotações e dois Lp´s, em 1962 (Twist) e 1963, sendo que o estreante Toni foi o baterista neste segundo LP.

Em 1962, Edwilson parte para a carreira solo, e Erasmo Carlos, então secretário de Carlos Imperial, assume o posto de Crooner. Foi em 1963 que Renato e Seus Blue Caps teve o primeiro vínculo com a CBS, o grupo acompanhou Roberto Carlos nas gravações de Splish Splash e Parti na Contra Mão. Em 1964, graças à insistência de Roberto Carlos e Rossini Pinto, o grupo é contratado pela CBS, lançando um compacto duplo. A banda no começo de 1965, a gravadora CBS resolve, finalmente lançar mais um LP do conjunto. Em janeiro daquele ano, Renato Barros fez, sem muitas pretensões, a versão em português para a música “I Should Know Better”, dos Beatles, que recebeu o nome de “Menina Linda”. Logo a música entra nas paradas de sucesso, e projeta Renato e Seus Blue Caps em todo o país.

E a banda atinge o ápice de sua popularidade no final de 66, com o lançamento do LP “Um Embalo com Renato e Seus Blue Caps”. O disco de maior sucesso e vendagem na carreira do conjunto. Entre 1965 e 1969, foram lançados 6 Lp’s, todos atingindo altos índices de vendagem e execução em rádio.

Em 1974, a banda passa a cantar também com o vocalista Ivanílton, que mais tarde seria conhecido nacionalmente como (Michael Sullivan). É possível constatar a passagem marcante de Michael Sullivan pelo grupo, ouvindo os Lp’s de 1974 e 1976 (10 anos de Renato…). O primeiro ano da década de 80 trouxe como lançamento mais um compacto simples pela CBS, e no ano seguinte, mais um LP da banda, que tinha, entre as novidades, uma faixa com a participação de Zé Ramalho. A música, “Mr Tambourine Man”, versos para o clássico dos anos 60, foi a música de trabalho, e teve até direito a Clip exibido no Fantástico, da Rede Globo.

De 1983 a 1987 o conjunto ficou sem gravar, até que a volta aos lançamentos fonográficos se deu na Continental, com o LP “Batom Vermelho”, um sucesso de vendas e de execução, que trouxe o grupo novamente à mídia. Em 1995 a banda participou da coletânea 30 anos da Jovem Guarda.

Já em 2000, os Blue Caps participam de 3 Cds promocionais em homenagem a Roberto Carlos, e no final de 2001, o esperado disco ao vivo é lançado pela Warner, junto com mais 5 faixas inpeditas.

Vale destacar que Renato e Seus Blue Caps, jamais deixou de excursionar pelo país e realizar shows e apresentações.

Ex-integrantes

Paulo Cezar Barros, Carlos Coparroni, Ed Wilson, Roberto Simonal, Cláudio, Ivan Botticelli, Erasmo Carlos, Toni, Carlinhos, Mauro Motta, Pedrinho, Ivanílton, Scarambone e Marquinhos.

Fonte: Site oficial Renato e Seus Blue Caps.

MENINA LINDA

Ah! Deixa essa boneca, faça-me o favor
Deixe isso tudo e vem brincar de amor
De amor, hei hei hei de amor
Oh! Meu bem
Lembre que existe por ai alguém
Que tão sozinho, vive sem ninguém
Sem ninguém, sem ninguém
Menina linda eu te adoro
Menina pura como a flor
Sua boneca vai quebrar
Mas viverá o nosso amor
Oh! Meu bem
Deixa essa boneca, faça-me o favor
Deixe isso tudo e vem brincar de amor
De amor, hei hei hei de amor
Oh! Meu bem
Lembre que existe por ai alguém
Em
Que tão sozinho, vive sem ninguém
Sem ninguém, sem ninguém
Menina linda eu te adoro
Menina pura como a flor
Sua boneca vai quebrar
Mas viverá o nosso amor

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *