CURIOSIDADES MUSICAIS: FLÁVIO JOSÉ – POR LÉO DOS MONGES

flaviojose5

Flávio José Marcelino Remígio (Flávio José), compositor, cantor e acordeonista paraibano, nascido em Monteiro. Começou a cantar e tocar ainda na infância, influenciado por grandes nomes da música nordestina como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Ao longo de sua carreira profissional, iniciada nos anos 70, gravou diversos LPs e Cds, firmando-se como um dos grandes nomes do forró nordestino..

“Descendente de um família de músicos, na sua pequena Monteiro/PB, já aos 7 anos, este precoce artista fazia a sua iniciação no universo mágico das teclas. Aos 10 anos já tocava o seu pequeno fole de 24 baixos, animando as festinhas do lugar. Essas pequenas incursões festivas, foram o início da forja de um dos maiores ícones do Nordeste.

Flávio José é um predestinado cantador do amor e cantador das coisas e dos causos do seu universo. Um documentarista melodioso do seu tempo. Um caboclo sonhador que não se considera nem profeta nem tão pouco visionário, mas um anunciador previsível quando reforça que o diário desse mundo tá na cara, só não enxerga quem fecha os olhos para não ver.

Bom produtor tal e qual o bom jogador que conhece o jogo pela regra, Flávio José busca direcionar a sua produção confiante na sua sensibilidade artística e afinado unicamente com a cultura do seu povo, totalmente indiferente aos estratagemas ditados pelas indústrias de massa média.

A obra de Flávio José contrapõe-se abertamente ao jogo dessas indústrias culturais que fundamentadas em valores mercadológicos questionáveis, replicam em suas linhas de montagem um arremedo do forró, desfigurando, irreconhecível, totalmente destorcido, subjugado na essência por uma total inversão de valores.

Hoje, após 8 LPs, 17 Cds, milhares de shows e eventos, Flávio José possui uma carreira consolidada. Reverenciado como o Rei do Xote, permanece fiel ao estilo que abraçou, até os dias atuais. Essa fidelidade é retribuída pelo enorme carinho que lhe é devotado pelos inúmeros fãs. Para atendê-los, o artista promove em média 100 shows por ano.”

Fonte: (http://www.flaviojose.com.br/)

Alguns dos grandes sucessos, deste excelente cantor, compositor e intérprete da música popular Brasileira: Lembrança (Flávio José), Tareco e Mariola (Petrucio Amorim), Quando Bate o Coração (Accioly Neto), Sem Ferrolho e sem Tramela (Juarez Santiago), Espuma ao Vento (Accioly Neto), Saudade da Boa (Accioly Neto) Menino Chorão (Dorgival Dantas), Caboclo Sonhador (Maciel Melo), Quando olho pra Você (Flávio José – Ladja Betânia), Só o Tempo é quem vai Dizer (Flávio José), Amor de Verdade (Flávio José – Ladja Betânia).

TARECO E MARIOLA (FLÁVIO JOSÉ)
Autor: Petrucio Amorim.


Eu não preciso de você
O mundo é grande e o destino me espera
Não é você quem vai me dar na primavera
As flores lindas que eu sonhei no meu verão
Eu não preciso de você
Já fiz de tudo pra mudar meu endereço
Já revirei a minha vida pelo avesso
Juro por Deus não encontrei você mais não
Cartas na mesa
O jogador conhece o jogo pela regra
Não sabes tu eu já tirei leite de pedra
Só pra te ver sorrir pra mim não chorar
Você foi longe
Me machucando provocou a minha ira
Só que eu nasci entre o velame e a macambira
Quem é você pra derramar meu mungunzá
Eu me criei
Ouvindo o toque do martelo na poeira
Ninguem melhor que mestre Osvaldo na madeira
Com sua arte criou muito mais de dez
Eu me criei
Matando a fome com tareco e mariola
fazendo versos dedilhados na viola
Por entre os becos do meu velho Vassoural.

leo

Leo dos Monges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *