Curiosidades Musicais: VALDICK SORIANO – por Léo dos Monges

b1b173a6895f56c746e3e42e1a0abc77827

Eurípedes Waldick Soriano (Valdick Soriano), nasceu na cidade de Caetité – Bahia, em 13 de maio de 1933. Filho do comerciante Manuel Sebastião Soriano, a mãe, morreu quando ele tinha dez anos. Mas na verdade ele perdeu sua mãe quando tinha cinco anos. Ela se separou do seu pai e foi morar em São Paulo.

Valdick, trabalhou como lavrador, garimpeiro, engraxate e chofer de caminhão.

Era louco por Faroeste, uma vez um amigo falou, sabe qual é o filme que vai passar aí? Um filme com o Durango Kid, ele assistiu e se encantou. Aí, mandou fazer a roupa, comprou um óculos escuro e um cavalo parecido com o de Durango.

Seus primeiros sucessos foram: “Quem és tu”, depois veio “Tortura de Amor
“ e “Fujo de Ti”. Com “Fujo de Ti”, Valdick reebeu um prêmio por ser uma das músicas mais tocadas nos Estados Unidos.

Mas seu primeiro sucesso estorou no Nordeste. “Paixão de um Homem” e depois em todo país. Valdick, também teve duas músicas proibidas pela censura “Fujo de Ti” que ele não sabe por quê e “Tortura de Amor”, porque fala em tortura.

Tortura de Amor, foi censurada em 1974, apesar da composição ser de 1962, o Regime não tolerava que se falasse a palavra tortura.

Outro grande sucesso de Valdick Soriano foi, “Eu Não Sou Cachorro Não”. Ele foi cantar em Natal, mas o avião atrasou em Recife, e o músico dele gritou “Eu não sou cachorro não rapaz, rapaz esse vôo que não chega”.

Valdick criou a melodia da música no caminho quando chegou, pediu um caderno e escreveu a música. Esta música foi gravada em inglês macarrônico por Falcão.

Valdick Soriano, morreu no dia 04 de setembro de 2008 de câncer de próstata, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Alguns dos grandes sucessos de Valdick:

Eu não sou cachorro não, A carta, Perfume de gardênia, Dama de Vermelho, Angústia, Tortura de amor, Quem és tu, Fujo de Ti, Paixão de um homem…

TORTURA DE AMOR (VALDICK SORIANO)


Hoje que a noite está calma
E que minh’alma esperava por ti
Apareceste afinal
Torturando este ser que te adora
Volta fica comigo
Só mais uma noite
Quero viver junto a ti
Volta meu amor
Fica comigo não me desprezes
A noite é nossa
E o meu amor pertence a ti
Hoje eu quero paz
Quero ternura em nossas vidas
Quero viver por toda vida
Pensando em ti

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *