Curiosidades Musicais: Dorival Caymmi

d_r_v_l

Dorival Caymmi, nasceu em Salvador na Bahia, 30 de abril de 1914. Poeta, pintor e autor, filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi. Seu pai era funcionário público e músico amador, tocava piano, violão e bandolim. A mãe, dona de casa, mestiça de portugueses e africanos. Em 30 de abril de 1940, Caymmi completou 26 anos e casou-se com a cantora miniera Stella Maris nome artístico de Adelaide Tostes, com quem teve 3 filhos. Todos cantores: Dori Caymmi, Nana Caymmi e Danilo Caymmi.

Caymmi era descendente de Italianos pelo lado paterno, iniciou sua atividade como músico ainda criança, ouvindo parentes ao piano.

Em 1930 escreveu sua primeira música: no sertão, o primeiro grande sucesso: O que é que a Baiana tem? Cantada por Carmem Miranda em 1939, não só marca o começo da carreira internacional da pequena notável vestida de Baiana, mas influenciou também a música popular dentro do Brasil.

Aos treze anos, Dorival interrompe os estudos e começa a trabalhar em uma redação de jornal “O Imparcial”, como auxiliar.  Com o fechamento do jornal em 1929, torna-se vendedor de bebidas. Com quase 24 anos, Dorival achou que para vencer na vida precisava abandonar as praias, o sol e o sossego da província pela agitação de São Paulo ou Rio, ao amigo ocasional de viagem conta indignado como esperou dois anos pela nomeação para a Coletoria,onde tirara em segundo lugar no concurso.

– E o emprego de vendedor?

Dorival solta uma gostosa gargalhada. Não tinha a menor vontade e vocação para o comércio. Acontece que Zezinho, um amigo de infância (José Rodrigo de Oliveira), não dava conta do serviço e entregou-lhe algumas coisas para vender. Uns barbantes, uns fios, mas não conseguiu vender uma cordinha sequer. Depois vieram umas garrafas – pasta com garrafa pesa como o diabo! – mas ninguém queria saber das bebidas, como desconfiassem que eram falsificadas, Zezinho sugeriu que abrisse uma para experimentar. Abriram uma, abriram outra, apareceram mais “provadores”, lá se foi a amostra. E o emprego…

Autor de várias músicas entre elas: Maracangalha, Doralice, O que é que a Baiana tem?, João Valentão, Oração de Mãe Menininha, Samba da Minha Terra, Modinha pra Gabriela, Saudade da Bahia, Marina…

Foi o menino Dori que inspirou Marina. Em 1947, ele tinha quatro anos e vivia dizendo “Tô de mal, Tô de mal”. A partir daí surgiu a história de Marina. A moça que se pintou. “Desculpe. Marina morena. Mas eu tô de mal”.

Dorival Caymmi faleceu em sua casa às seis horas da manhã, no dia 16 de janeiro de 2008, de insuficiência renal.

MARINA – (DICK FARNEY)

Marina morena Marina você se pintou
Marina você faça tudo mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
E que é só meu
Marina você já é bonita com que Deus lhe deu

Me aborreci me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango Marina
Não sei perdoar

Eu já desculpei muita coisa
Você não arranjava outro igual
Desculpe Marina morena
Mas estou de mal
De mal com você de mal com você

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *