Curiosidades Musicais: Mestre CAPIBA

f9ba757e5fb31c469f7750648edd4482151

Lourenço da Fonseca Barbosa (Mestre Capiba), nasceu na cidade de Surubim – PE, 28 de outubro de 1904. Um dos maiores compositores de Frevo, deste país. O apelido Capiba na gíria nordestina, significa jumento, por sua pequena estatura e teimosia.

Filho do Maestro Severino Atanásio de Souza, que era compositor, cantor e diretor de várias bandas musicais. Capiba tinha doze irmãos, que, como ele, aprenderem com seu pai, e dois dos quais também se tornariam compositores de frevos: Jose Mariano (Marambá) e Hermann Barbosa.

No mesmo ano em que nasceu a família mudou-se para Recife, depois para Campina Grande – PB, e em 1913 para Taperoá – PB. Por essa época já se dedicava à música, tocando Trompa e participando, junto com os irmãos, da Banda (Lira de Barborema), dirigida pelo pai. Um ano mais tarde, a família mudou-se novamente, instalando-se em Campina Grande – PB, onde o Maestro Severino foi dirigir a Charanga Afonso Campos. Nessa época, a família já era chamada pelo apelido de Capiba, que provavelmente se originou com o avô, conhecido por sua estatura baixa e teimoso. Aos 16 anos, aprendeu rapidamente algumas valsas no piano, para substituir sua irmã Josefa como pianista do Cine Fox de Campina Grande.

Daí em diante, passou a dividir seu tempo entre o piano e o futebol, no qual chegou a se destacar, integrando times profissionais da cidade, como América e Campinense. Aos 20 anos, foi obrigado pela família a trocar a música e o futebol pelos estudos, viajando para João Pessoa – PB, onde se matriculou num Liceu. Enfrentando a opinião dos pais, no mesmo ano compôs sua primeira Valsa (Meu Destino), e em 1925 empregou-se como pianista do cinema Rio Branco.

Depois de fundar uma Orquestra de Baile, para atuar no Clube Astréia, e um conjunto, o Jazz independência, venceu em 1929, com o Tango (Flor das Ingratas), um concurso patrocinado pela Revista Vida Doméstica, do Rio de Janeiro, que o publicou em fevereiro do ano seguinte. Em 1930 participou do Concurso Carnavalesco da Casa Edilson, classificando-se em quarto lugar com seu samba (Não quero mais) com João Santos Coelho Filho, gravado para o Carnaval desse ano por Francisco Alves. Foi sua primeira música gravada com o pseudônimo de José Pato. No mesmo ano, deixou João Pessoa, seguindo para Recife, onde havia entrado por concurso no Banco do Brasil, mas não deixou a música, fundando o Jazz – Band Acadêmica, formada por estudantes universitários e que destinava à casa do Estudante pobre toda a renda auferida e Bailes. Em 1936 compôs a valsa Verde (com Ferreira dos Santos), apresentada pelo Jazz – Band Acadêmica na Festa de Formatura dos Alunos de Medicina. A orquestra da qual era regente e pianista, tornou-se uma das mais famosas do Recife, apresentando-se também em outros estados.

A experiência ao lado dos acadêmicos, fez com que se interessasse em cursar direito, sem deixar de lado a música e o trabalho no banco. Ainda em 1932 compôs com Ascenso Ferreira, o Maracatu “É de Tororó”, que depois de se tornar um sucesso em Recife, foi levado para o Rio de Janeiro sendo incluído numa revista de Jardel Jércolis, que excursionou pelo Brasil, Espanha e Portugal. Em 1934 lançou-se como compositor de Frevo, com “É de Amargar”, inscrito no concurso promovido pelo Diário de Pernambuco, em que obteve o primeiro lugar; gravado por Mário Reis, e consagrou-se no gênero. Em 1936 seu frevo-canção “Manda Embora essa Tristeza” foi gravado na Victor por Araci de Almeida. Dois anos depois, formou-se na Faculdade de Direito de Recife e venceu um concurso de Tangos na Paraíba. Em 1943 compôs a canção “Maria Bethânia”, feita para a peça Senhora de Engenho, de Mário Sette, no ano seguinte, a canção foi gravada por Nelson Gonçalves na Victor, e se tornou conhecida em todo País. Em 1963 musicou os versos de Vinicius de Moraes, Soneto de Fidelidade e em 1964, alcançou em todo Brasil seu maior sucesso da década com o Samba-canção “A mesma Rosa Amarela” (Letra do poeta pernambucano Carlos Pena Filho). Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria Frevo. Fundou a casa dos Estudantes de Pernambuco, primo de Abelardo Barbosa (Chacrinha). Em 1977, Capiba foi homenageado no Carnaval do Recife. Em 1987 o Clube Vassoura O Camelo homenageou Capiba em seu carro Alegórico e em 1995 foi homenageado pelo Clube Abanadores O Leão, estes dois últimos clubes de Vitória de Santo Antão – PE.

Faleceu no dia 31 de Dezembro de 1997.

Capiba teve vários parceiros, entre eles: Fernando lobo, Carlos Pena Filho, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Vinicius de Moraes, Ariano Suassuna, João Cabral de Mello Neto…

Composições entre elas:

Valsa Verde, 1931, É de Tororó 1932, É de Amargar 1934, Quem Vai pro Farol, É o Bonde de Olinda, 1937, Gosto de te ver Cantando, 1940, Linda Flor da Madrugada, 1941, Maria Bethânia 1944, Madeira que Cupim não Rói, 1963, Trombone de Prata, 1977, Frevo da Solidão 1978, Juventude Dourada 1976…

MADEIRA QUE CUMPIM NÃO RÓI – ALCEU VALENÇA

Madeira do rosarinho
Venha à cidade sua fama mostrar
E traz, com o seu pessoal, seu estandarte tão original
Não vem pra fazer barulho
Vem só dizer
E com satisfação
Queiram ou não queiram os juízes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aqui estamos cantando esta canção
Viemos defender a nossa tradição
E dizer bem alto
Que a injustiça dói
Nós somos madeira de lei que cupim não rói.

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *