Curiosidades Musicais: Jorge Ben Jor

JORGE-BEN-JOR1

Jorge Duílio Lima Meneses (Jorge Ben Jor), nasceu no Rio de Janeiro, 22 de março de 1945. No seu estilo musical característico possui diversos ritmos como: Rock, Samba, SambaRock, Bossa Nova, Jazz, Funk, Maracatu e Hip Hop. Influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por muitos das novas gerações da música brasileira.

Jorge Ben ficou conhecido com a música “Mais que nada” e logo depois mais uma explosão com o sucesso “Chove Chuva”. Duas músicas que não tinha nada com o samba nem a Bossa Nova. Os puristas achavam que era muito moderna. Era difícil para os músicos da época acompanhá-lo.

Carioca de Madureira, mas criado no Camtumbi, Jorge Ben queria ser jogador de futebol e chegou a integrar o time infanto-juvenil do flamengo. Mas acabou segundo o caminho da música.

Aos dezoito anos, ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates, tocando Bossa Nova e Rock and Roll. No início dos anos 60 apresentou-se no Beco das garrafas, que se tornou um dos redutos da Bossa Nova. Em 1963, ele subiu no palco e cantou “Mas que nada” para uma pequena plateia, que incluía um sucesso da gravadora Philips. Dois meses depois, era lançado o primeiro compacto de Jorge Bem, que inclui ainda “Por causa de você menina”, no mesmo ano lançou o primeiro LP, Samba Esquema Novo, acompanhado pelo conjunto de Samba Jazz Meireles e os Copa Cinco.

Em 1968, Jorge Bem foi convidado para o programa Divino, Maravilhoso que Caetano Veloso e Gilberto Gil fazia na Tupi. Ele também participou d “O Fino da Bossa” comandado por Elis Regina e da Jovem Guarda de Roberto Carlos. Nessa época, Jorge Bem obteve enorme sucesso com “Cadê Tereza?”, “País Tropical”, “Que pena” e “Que Maravilha”, alem de concorrer com “Charles, Anjo 45” no festival internacional da canção da TV Globo, em 1969. Na década de 1970, venceria este festival com “Fio Maravilha”, interpretada por Maria Alcina. País Tropical também teve êxito na voz de Wilson Simonal.

Foi em 1989, que ele mudou o nome artístico de Jorge Ben para Jorge Benjor, logo depois alterado para Jorge Ben Jor. Na época, foi dito que a mudança teria sido provocada pela numerologia, mas o mais plausível é que tenha ocorrido para evitar confusões com o músico americano George Benson, Jorge Bem estava começando a se tornar muito conhecido nos Estados Unidos na época. Com importância na música brasileira Jorge Bem incorpora elementos novos na suingue e na maneira de tocar violão, trazendo muito Rock,Soul e Funk Norte-americano e ainda com influencia Árabes e Africanas, que vieram através de sua mãe nascida na Etiópia.

Músicas que faz de Jorge Ben Jor um grande artista: Chove Chuva, País Tropical, Mas que nada, Por Causa de Você Menina, Fio Maravilha, Que Maravilha, Aquele Abraço, Santa Clara Clareou, A Banda do Zé Pretinho, Cadê Tereza, Charles, Anjo 45 e tantas outras.

“Mas Que Nada” foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em Língua Portuguesa mais executadas nos Estados Unidos até hoje.

MAS QUE NADA

Hu há, há, há, há, hi

Oooô lariá laiô obá obá obá
Oooô ooô ooô lariá laiô obá obá obá

Mas que nada
Sai da minha frente eu quero passar
O samba está animado
Que eu quero é sambar
E esse samba que é misto de maracatu
É samba de preto velho
Samba de preto tu
Mas que nada
Um samba como esse tão legal
Você não vai querer que eu chegue no final

Oooô lariá laiô obá obá obá
Oooô ooô ooô lariá laiô obá obá obá

Mas que nada
Sai da minha frente eu quero passar
O samba está animado
O que eu quero é sambar
E esse samba que é misto de maracatu
É samba de preto velho
Samba de preto tu
Mas que nada
Um samba como esse tão legal
Você não vai querer que eu chegue no final

Oooo lariá laiô hobá hobá hobá
Oooo ooô lariá laiô hobá hobá hobá

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *