Curiosidades musicais: Terry Winter

4bdac39bf3cda

Thomas Willian Standen (Terry Winter), nasceu em 08 de maio de 1941.

Surgiu no início da Jovem Guarda, Terry não fez parte, apresentava-se no Programa de Auditório, Alegria dos Barros na Tv Excelsior, produzido por Geraldo Blota. Conhecido como Tommy Stander, ele abria os programas cantando em português, e o programa era ao vivo.

Fez sucesso com canções gravadas por cantores como: Nilton Cesar “Ao Mundo vou Cantar”, em 1966 e Ronnie Von “Pequeno Príncipe”, em 1967 e também aos seus discos “O Quente”, RCA 1966 e “A Varanda”, RCA 1967.

Começou a cantar nos anos 60 em português e adotou Terry Winter na Década de 70, na época que muitos artistas faziam passar por estrangeiros, fez muito sucesso cantando suas próprias composições, como: You’ll Noitice Me e Summer Hollyday. Filho de Maria Thereza Standen e Charles Walter Standen, brasileiro, filho e neto de inglês. A família de seu pai firmou-se na cidade de Penedo subdistrito de Rezende (RJ), onde passou grande parte de sua infância, estudou em Colégio Inglês, além de falar muito bem o português e o inglês.

Terry Winter, participou de vários programas de televisão. Ganhou disco de ouro, platina, troféus de programas como: Chacrinha, Silvio Santos, Barros de Alencar, Bolinha, Almoço com as Estrelas. Ficou diversas vezes em primeiro lugar no programa semanal “Globo de Ouro” exibido pela globo. Na década de 80, participou no programa da Xuxa na Globo, Gugu no SBT, Vídeo Show, em outros.

Os lojistas começam a pedir um LP de Terry Winter, e assim, Thomas lança seu primeiro LP. Sua música fez um grande sucesso. “Summer Hollyday” em 1972. O Maestro Lemke fez os arranjos e os Carbonos fizeram a base, e em apenas uma só noite Terry foi ao Estúdio para colocar a voz. Summer Hollyday fez sucesso em 42 países, vendeu mais de três milhões de cópias.

O sucesso de Terry e de outros grupos Hits Brasil que despontam atrai a atenção da Revista Veja, que faz algumas reportagens sobre ao assunto. Luis Nassif entrevista Terry em uma pensão na Rua Rodrigues Alves. Terry o recebe com naturalidade, fala das suas músicas e de seus planos, mas tem medo de revelar que é brasileiro e isso venha a ser mal interpretado pelo público, levando seu sonho água abaixo.

Terry passa a ser perseguido por repórteres e sua verdadeira identidade é revelada no Programa Silvio Santo. O programa inicia com Terry falando em inglês e tem o auxilio de um intérprete.  Após o intervalo, a entrevista continua em português normalmente e as colegas de trabalho do Silvio Santos não entendem nada. Mas este fato é bem recebido pelo público e finalmente descobrem que Terry Winter é de fato brasileiro, filho e neto de britânicos.

Terry sofria desde criança de Bronquite Asmática e durante a vida toda foi muitas vezes socorrido e cuidado por sua esposa Mirian. Numa manhã de Agosto de 1998, ele teve uma crise e passou mal e com a demora do resgate ele sofreu um derrame. Após 32 dias de internação, contraiu uma pneumonia e veio a falecer e, 22 de setembro, aos 57 anos. Foi sepultado em 23 de setembro de 1998 no cemitério campo grande no bairro de Interlagos.

Summer Hollyday

On a summer day (On a summer day) I met you
Summer Holliday (Summer Holliday) One of few

All my life I wondered all lonely
You were so dumb just like me
For when we met it was only
Meant to be just for me (Just for me, Uh, Uh, Uh, Uh
You were just meant for me)

By the river side (By the river side)
By a shady tree
You just laughed and cried (You just laughed and cried)
Loving me

Now through life I’ll never be lonely
Life has been so good to me
For when we met it was only
Meant to be just for me (Just for me, Uh, Uh, Uh, Uh
You were just meant for me)

On a summer day (On a summer day) I met you
Summer Holliday (Summer Holliday) One of few

All my life I wonder all lonely You were so dumb just like me
For when we met it was only
Meant to be just for me (Just for me, Uh, Uh, Uh, Uh
You were just meant for me)

leo

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *