Curiosidades Musicais: Dolores Duran

dolores

Adileia Silva da Rocha (Dolores Duran), nasceu no Rio de Janeiro, 07 de junho de 1930.

Gostava de cantar e sonhava em ser cantora famosa. Aos oito anos de idade contrai a Febre Reumática, que quase a levou a morte e que deixou como sequela um sopro cardíaco gravíssimo.

Aos doze anos se escreveu num concurso de cantores, ela cantou muito bem, como uma verdadeira profissional e ganhou o primeiro prêmio no programa Calouros em desfile de Ary Barroso.

Teve uma infância pobre, aos 15 anos perdeu o pai, foi aí que passou a sustentar a família, cantando em programas de calouros e atuando em novelas de rádio.

No final dos anos 40, ela conhece um casal rico e influente: Lauro e Heloísa Pais de Andrade, eles passam a ajudá-la a se tornar uma cantora. Lauro passa a chamá-la de Dolores Duran, por ser um nome fino na época. Este nome é espanhol e dramático que significa dores. Ele é muito forte e traz uma carga de dor e sofrimento intenso e o sobrenome Duran, que quer dizer durante, sempre, intensifica ainda mais, como se não tivesse fim essa dor.

Adileia adotou o nome “Dolores Duran” aos 16 anos, quando assinou contrato com a boate Vogue no Rio de Janeiro. Ela foi chamada para o emprego depois de ganhar um concurso de Boleros. Por ser muito jovem, a cantora teve q falsificar seus documentos para poder trabalhar.

Sem nunca ter estudado língua, aprendeu a cantar em inglês, francês, italiano e espanhol apenas ouvindo músicas.

Em 1955, foi vítima de um infarto, tendo passado trinta dias internada no hospital Miguel Couto. Dolores resolveu não seguir as restrições que os médicos lhe determinaram, agravando os problemas cardíacos que trazia desde a infância, problemas que só se agravaram com o tempo, pois abusava do cigarro, fumava mais de três carteiras por dia e da bebida, principalmente a Vodca e o Uísque. Com isso a depressão passou a marcar sua vida. Mesmo famosa e amada por milhares de fãs, se sentia triste, um vazio lhe tomava conta e com isso buscava refúgio na bebida e no cigarro.

Em 1957, um jovem compositor apresentou a Dolores uma composição dele e de Vinícius de Moraes, tratava-se de Tom Jobim em início de carreira, ao ouvir a melodia Dolores pega um lápis e compôs a letra da canção “por causa de você”. Vinícius ficou encantado com a letra e gentilmente cedeu o espaço a Dolores. Foi revelado, a partir daí, o talento de Dolores para a composição e grandes sucessos como: Estrada do Sul, Ideias erradas, Minha toada, A noite do meu bem, Castigo, Por causa de você, entre outras.

Na madrugada de 23 de outubro de 1959, depois de um show na Boate Little Club, a cantora saiu com seu namorado e com seus amigos para uma festa do Clube da Aeronáutica. Ao sair da festa resolveram fechar a noite bebendo e ouvindo músicas. Aos 29 anos a cantora chegou em casa as sete da manhã do dia 24. Brincou e beijou muito a filha adotiva e diz a sua empregada “não me acorde, estou cansada e vou dormir até morrer”, disse brincando. No quarto, sofreu um infarto fulminante, causado pelo uso excessivo de cigarro e álcool e remédios.

Por causa de você

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei e que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples que você tocou
A nossa casa, querido
Já estava acostumada guardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam por causa de você

Olhe, meu bem
Nunca mais nos deixe, por favor
Somos a vida, o sonho
Nós somos o amor

Entre, meu bem, por favor
Não deixe o mundo mau
Lhe levar outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore, meu bem

leo

 

 

Leo dos Monges

Botão RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *