Por ocasião do evento na Câmara de Vereadores da nossa cidade – Vitória de Santo Antão -, ocorrido em 08 de novembro de 2025, em que fui condecorado com o honroso Título de Cidadão Vitoriense, no meu momento de fala na tribuna, além de contar um pouco da história da minha família e agradecer aos parlamentares, principalmente ao vereador Doutor Saulo, pela indicação, também deixei uma sugestão ao Poder Legislativo. Ou seja: à inclusão do gentílico “antonense” à disposição dos conterrâneos.
Naquela ocasião, inclusive, fiz uma pequena explicação técnica e historiográfica sobre o termo “vitoriense” e “antonense”.
Pois bem, em ato contínuo, dias depois, o vereador Doutor Saulo produziu um projeto e apresentou aos pares à inclusão do gentílico “antonense”, sem prejuízo aos já existente. Isto é: “vitoriense”.
Assim sendo, na manhã de ontem (04) o referido parlamentar entrou em contato, convidando-me para fazer, à tarde (15h), na Sessão Ordinária da Casa, uma pequena explanação na tribuna, sobre o termo – antonense – ao conjunto de vereadores, no sentido de ampliar e tirar dúvidas sobre o tema aludido, ou seja: o gentílico antonense.
Sem titubear, até porque o tema é relevante e merece a maior atenção de todos nós, compareci, no horário determinado, à Câmara e usei a tribuna para mais uma explicação. Após o “meu tempo de fala”, acompanhado atentamente pela maioria dos vereadores presentes, o presidente interino, vereador Lournaldo Junior, comunicou que o tema segue sendo debatido com os pares.
Abaixo, segue, o vídeo completo da reunião da Câmara que consta as minhas considerações sobre o tema: gentílico antonense.
Aqui:https://www.youtube.com/watch?v=bg2w2Lzre3g