Apelidos Vitorienses: CAPITÃO BIU

Seguindo a tradição popular da nossa região, todo “Severino” é “Biu”. Mas, convenhamos, que não é todo “Biu” que recebe a patente de “Capitão”, muito menos ser possuidor de habilidades e coragem que possam transforma-lo num artista admirado e reconhecido,  dentro e fora do seu País.

O Severino José de Araujo –  internacionalmente conhecido por “Capitão Biu” –   é mais um vitoriense que ficou mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome. Desde jovem o nosso amigo Severino era apenas mais um “Biu”.

A “patente” de Capitão lhe foi concedida pelo fato de, junto com seus irmãos, protagonizarem  perigoso e arriscado espetáculo chamado de “Globo da Morte”, no qual motociclistas circulam,  simultaneamente,  dentro de um minúsculo globo de ferro em diferentes sentidos,  deixando a plateias no mundo inteiro com o coração na mão.

Assim sendo, hoje, mesmo depois de não mais praticar o referido espetáculo, o nosso amigo Severino José de Araujo continua sendo tratado pelo nome “artístico”. Na maioria dos casos até o próprio apelido “Biu” é deixado de lado, sendo lembrando apenas por “Capitão”. Esse apelido, portanto, é mais um que fica catalogado no nosso projeto cultural que atende pelo nome de “Apelidos Vitorienses”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *