Apelidos Vitorienses: PRETO.

Também figurando como um dos vitorienses que é mais conhecido pelo apelido do que pelo próprio nome, recentemente,  o  amigo Ericson Campo de Melo nos revelou o motivo pelo qual, desde criança, passou a ser chamado pela simpática alcunha de “Preto”.

Contou-nos o Ericson que a madrasta da sua mãe, lá pela década de 1950, era proprietária de um depósito de carvão. O mesmo ficava localizado no “Final” da Avenida Mariana Amália, ao lado da linha férrea. Era pelo trem que a mercadoria chegava à nossa cidade, oriunda do Estado da Paraíba.

Na qualidade de criança o menino Ericson gostava de ficar brincando em cima dos lotes de saco de carvão. Com efeito, seu corpo ficava “coberto” pelo pó do carvão e o deixava, efetivamente, preto. Nessas ocasiões, dizia a madrasta sua mãe: “ esse menino vai ficar preto…..”. Preto  pra lá, Preto pra cá, o fato é que o menino Ericson incorporou o apelido familiar. Atualmente com pouco mais de 70 anos, seu nome social, por assim dizer, já tem muito mais de meio século de existência.

Ratificando seu apelido, quando disputou uma vaga de vereador na nossa cidade, recebeu de presente do  saudoso Nô Batista, um slogan sugestivo para divulgar sua candidatura: “Não vote em branco, vote em Preto”. Eis aí, portanto, mais um antonense que é mais conhecido na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *