Duque de Caxias: a verdadeira apoteose do nosso carnaval!!

Desde a chegada ao poder do então governador Eduardo Campos que Pernambuco vem adotando, nas mais diversas regiões do Estado, os chamados “Polos de Carnaval”. Muito bem, para as cidades que não tem tradição carnavalesca, esse formato de festa pode até ser interessante, mas, para alguns municípios que tem cultura própria, ou seja, que tem um carnaval secular,  como é o caso da nossa Vitória de Santo Antão, a introdução desse  formato de festa, a médio e longo prazo, não soma em nada, muito pelo contrário: enfraquece o modelo que já se tem!!.

Para os “descarnavalizados” ficou provado, mais uma vez, que o “Quartel General do Frevo” da Vitória de Santo Antão é a Praça Duque de Caxias. Apoteose momesca no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues é coisa de quem não sabe conjugar o verbo “brincar”, no sentido carnavalesco.

Pois bem, mesmo não acompanhando os movimentos festivos “na Duque”, todos os dias, pude observar, nas vezes que em que estive presente, que o nível do repertório carnavalescos dos respectivos conjuntos musicais, ficou a desejar. Lembremos, porém, que é o próprio Governo do Estado que investe nessas bandas para desfigurar o nosso maior patrimônio musical – FREVO.

Com relação ao palco “na Duque” presenciei, na noite da terça (13), por ocasião do desfile do Clube dos Motoristas “O Cisne”, uma cena lamentável. O senhor “Marreta”, artista consagrado na nossa região, ignorar o desfile, pelo corredor oficial da folia, de um dos mais tradicionais clube da nossa cidade.

Faltou, mais uma vez, no palco, uma coordenação profissional e proativa. No meu modesto entendimento, as atrações principais do nosso carnaval são as agremiações locais que, sob uma ação articulada poderiam, muito bem, interagir com os artistas do palco. Nunca,  porém, serem ignoradas. Portanto, segue uma nota próxima de zero,  para o “senhor Marreta”.

Concluo dizendo que a Praça Duque de Caxias é, e sempre foi, o termômetro do nosso carnaval. Precisa-se entender que a verdadeira apoteose do nosso carnaval configura-se no cruzamento/passagem das nossas agremiações  pelo referido local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *