Política e Territorialidade no Município de Vitória de Santo Antão

aposent1O território é um espaço social definido por relações de poder, e a distribuição dos territórios dentro de um município é complexa. O mesmo espaço pode receber as mais diversas expressões de territorialidades, por exemplo, a nossa praça da Matriz, em um único dia, pode passar de um território de práticas esportivas à um território de “happy hour” de nossa população. Outro exemplo é a divisão de comércio dentro da rua da Águia, com o comércio popular e os supermercados disputando clientes. E na política vitoriense, como se inserem os territórios?

Quando elegemos um vereador, escolhemos um representante popular, alguém para defender os interesses de um grupo que compartilha de um mesmo pensamento. Dessa forma, o poder legislativo por si só, é uma grande representação territorial. Hoje, a casa Diogo de Braga, sede da Câmara de Vereadores da Vitória, abarca representantes de diversos territórios sociais, principalmente, os territórios religiosos, territórios de bairros ou territórios políticos de ação (ao qual chamo os territórios criados a partir das atividades dos políticos). Esses representantes territoriais, se inserem em outro espaço marcado por relação de poder, o tripé vitoriense, representado pelo grupo de políticos que dividem o poder centralizado do município ao longo das eleições.

Um desafio para nós é estabelecer um território comum de interesses, esquecendo os interesses locais e pessoais. Hoje, existe uma fragmentação territorial de ação por parte dos vereadores vitorienses. Territórios esses que chamamos de “curral eleitoral”. A fragmentação das atividades políticas de ação, a que já me referi, trazem bens momentâneos para a população. Porém, o total descaso e a falta de planejamento da gestão do território municipal tornam esses pequenos bens grandes aos olhos de uma população despreparada educacionalmente e necessitada financeiramente. Ou seja, manter um território político de ação, com bem feitorias simples, com ambulâncias próprias ou pequenas limpezas de ruas com máquinas próprias, passam a ser mais importante aos legisladores do que políticas que visem atingir todo o território municipal, pois, dessa forma se garante uma continuidade ao bem feitor e a mesma passividade necessitada ao eleitor.

Política é uma questão de território, tomem posse do maior território que vocês dispõem, o município de Vitória de Santo Antão.

aposente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *