Instituto Histórico da Vitória promove missão cultural à Terra da Laranja.

20150830_111033

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, sob a liderança do seu presidente, professor Pedro Ferrer, promoveu ontem (30) uma missão cultural à cidade de SAIRÉ, localizada no Agreste pernambucano. O grupo, formado por algumas dezenas de sócios e convidados, aprovou a iniciativa.

20150830_110337

Dentro do roteiro  da viagem, entre outras coisas, constavam a visita ao Castelo Pergentino de Recepções, um intercâmbio com o  Museu local e uma vista aos monumentos da cidade. O clima do passeio não poderia ter sido melhor.

Eu já conhecia a cidade de Sairé, a Terra da Laranja. Tive várias vezes lá por lá. Algumas por motivos festivos e outra não muito alegre, por ocasião do funeral do meu amigo Luciano Andrade, falecido há três anos.

Pois bem, dessa vez tive a oportunidade de conhecer uma Sairé diferente. Fomos recepcionados por uma pessoa comprometida com a cidade, professor Celino, e tivemos a oportunidade também de receber as boas vindas do prefeito Fernando Barros, ocasião aliás, que o presidente do Instituo Histórico, professor Pedro Ferrer, lhe presenteou um livro de sua autoria que conta a história da Vitória de Santo Antão.

20150830_120415

O prefeito Fernando Barros, com pouco mais de dois anos e meio no poder, sob o ponto de vista administrativo, já produziu uma transformação na cidade. Além da Usina de tratamento de lixo (que não deu tempo de conhecermos) que é uma referência no Brasil, as ações de preservação ao patrimônio cultural material e imaterial estão promovendo, no pequeno município com pouco mais de onze mil habitantes, um desenvolvimento sustentável e sem agressão ao meio ambiente que aliás, é uma das bandeira da  gestão.

Portanto, fica aqui o registro dessa missão cultural à cidade de SAIRÉ, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória que proporcionou  momentos de lazer e de reflexão sobre o contexto social e econômico dos antepassados da cidade da Terra da Laranja. No vídeo abaixo, o professor Celino canta,  com entusiasmo,  o Hino da sua cidade.

IMG_1556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *