Padre Renato: UM LEGADO DE BONS EXEMPLOS COMO HOMEM, CIDADÃO E RELIGIOSO.

Padre Renato, durante missa dos 50 anos de seu Zito Mariano, na Capela de São João Batista, próximo da Gamela de Ouro. Foto registrada em 1978.

Desde que o Padre Renato foi afastado das suas funções, na Matriz de  Santo Antão, motivado pelo seu precário estado de saúde, vários boatos surgiram na cidade anunciando sua morte, invariavelmente, oriundos das redes sociais. Todos foram desmentidos pelos fatos. No entanto, a notícia divulgada no início da tarde do último sábado, 02 de maio 2015, estava respaldada na verdade.

Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, 85 anos, foi ordenando padre em Paris, na Capela das Missões Estrangeiras no dia 17 de abril de 1955. Dos sessenta anos de vida religiosa, os últimos 52 anos foram dedicados, de corpo e alma, a nossa cidade e, em particular, a Igreja da Matriz de Santo Antão.

Imaginar que na metade da década de 50 um filho da pequena cidade de Timbaúba, localizada na Zona da Mata Norte do Estado, ser ordenado padre na França, já falando vários idiomas, é perceber um pouco da grandiosa missão evangelizadora que recebeu o Padre Renato.

Ao chegar no município da Vitória de Santo Antão, em 31 de março 1963, o  Padre Renato implantou um  estilo próprio, sem imitações e oscilações. Padre Renato viveu ciente da sua missão e da sua estatura. Avesso a badalações e exposição desnecessária, Padre Renato conhecia seu rebanho e procurou, na medida do possível, atuar de forma cristã nos bastidores da Igreja.

Padre Renato e sua irmã. Foto inédita.

Padre Renato e sua irmã. Foto inédita.

Padre Renato era reconhecidamente um excelente administrador. O prédio da Igreja Matriz de Santo Antão, sob sua regência, sempre foi impecavelmente conservado. Nos eventos realizados pela igreja, ele primava pela qualidade e organização. Para a Procissão de Santo Antão, por exemplo, ele introduziu em todo percurso um serviço de alto-falantes fixados nos postes interligados a igreja e monitorado pela coordenação de qualquer parte do trajeto, sistema esse, que eliminou  carros de som na procissão.

Como homem de Deus cumpriu sua missão evangelizadora. Além de manter firme os eventos religiosos da sua igreja, promoveu a criação de novas paróquias e multiplicou exponencialmente a atuação da religião católica na cidade da Vitória. Apesar do seu estilo conservador, Padre Renato sempre esteve atento aos novos movimentos da religião católica.

Monsenhor Renato era um homem de personalidade forte, com ele, não havia duas conversas ou dúvidas. Alguns munícipes, vez por outra, reclamavam da forma como ele conduzia as coisas da Igreja. Mas, independente de qualquer coisa, o Padre Renato era admirado e respeitado por toda comunidade vitoriense, inclusive por lideres de outras denominações religiosas.

Como morador do bairro da Matriz, desde que me entendo por gente, fui batizado e recebi a primeira eucaristia das mãos do Padre Renato. As mensagens emitidas pelos alto-falantes, assim como, o dobrar dos sinos da Igreja da Matriz, ainda hoje, para mim,  se configura como a “cara de Padre Renato”. Para meu pai, Zito Mariano, católico fervoroso, Padre Renato era uma figura emblemática.

O TEMPO VOA - 50 Anos de Seu Zito - 1978- na foto Zito Mariano e Padre Renato

Com o seu sepultamento, no início da noite de ontem (03), no Cemitério São Sebastião, aqui em Vitória, encerra-se mais ciclo na Igreja  da Matriz de Santo Antão. Assim como outros padres que marcaram época na nossa cidade – Padre Pita, Padre Américo Vasco, Padre Monteiro e Etc – Padre Renato também deixou seu legado à cidade da Vitória de Santo Antão e deixou seu nome registrado na história da cidade assim como mantém-se vivo no coração de toda comunidade católica vitoriense.

Durante a noite do sábado (02) e todo o dia do domingo (03) fiz questão de registrar alguns depoimentos em vídeo, com pessoas das mais variadas tendências,  fazendo a todos  a mesma pergunta: QUAL O LEGADO QUE PADRE RENATO DEIXA PARA VITÓRIA?

No decorrer da semana postaremos todos. Hoje, postarei apenas o depoimento do amigo e seminarista Renato Mateus. Veja o vídeo:

Segue abaixo, então, vários vídeos e fotos contendo imagens da celebração do velório e cortejo do nosso Padre Renato da Cunha Cavalcanti, que permanecerá vivo na comunidade vitoriense, através dos seus exemplo como homem, cidadão e religioso que foi:







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *